Assembleia Geral e Reunião da Direcção da CISAC decorrerão em Lisboa em 2017 reconhecendo o papel desempenhado pela SPA

A Direccção da Confederação de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), com sede em Paris, tomou a decisão de realizar em Lisboa, no início de Junho de 2017, a sua assembleia geral anual, que tem decorrido em capitais com natural centralidade em relação a esta área de intervenção e organização, caso de Bruxelas, Londres, Paris e Washington. A decisão de se promover a assembleia geral da CISAC em Lisboa constitui também uma forma de reconhecimento internacional da actividade da SPA nos anos mais recentes e em particular do êxito do projecto de cooperação lusófona que a cooperativa dos autores portugueses está a dinamizar com resultados já visíveis em Angola ou Timor Leste, entre outros países. Nunca actos com esta relevância foram alguma vez acolhidos pela SPA.

Foi igualmente tomada a decisão de se realizar em Lisboa no último dia de Maio de 2017 a reunião da Direcção da CISAC, acto que reforça o interesse agora manifestado por Lisboa e que trará à capital portuguesa, para participarem na assembleia geral, entre 300 e 400 pessoas provenientes dos vários continentes.

Recorde-de que Gadi Oron, director-geral da CISAC efectuou a intervenção de encerramento do seminário promovido pela SPA na Gulbenkian em Novembro de 2015. A CISAC completa em 2016, 90 anos de vida, tendo apenas mais um ano de existência que a SPA, que lhe atribuiu o seu troféu internacional da sua gala, no Teatro D. Maria II, no passado dia 22 de Março.

A CISAC, que congrega 230 sociedades de autores de 120 países e que é presidida pelo compositor francês Jean Michel Jarre, já manifestou o seu apoio à pós-graduação sobre a gestão colectiva do direito de autor que o ISCP-Universidade de Lisboa está neste momento a organizar, aberta à participação de dirigentes, técnicos e autores de sociedades lusófonas.

Desta importante decisão da estrutura directiva da CISAC já foi dado conhecimento ao ministro da Cultura, João Soares, e irá ser também dado à Assembleia da República. Oportunamente, a SPA fornecerá mais informações sobre este evento e sobre a importância de que ele se reveste para a os autores portugueses e lusófonos.

Lisboa, 28 de Março de 2016

Av. Duque de Loulé, 31