Autores, artistas e produtores chegam a acordo para a criação de um balcão único de licenciamento

É com satisfação que as entidades que representam os Autores, os Artistas e os Produtores informam que chegaram a acordo para a criação de um balcão único de licenciamento, que permita a cobrança comum dos diversos direitos.

Esta medida, histórica e inovadora, traz vantagens para os agentes económicos, nomeadamente, redução da burocracia, redução de custos administrativos, redução de tempo, um interlocutor único e o pagamento centralizado, entre outras. A facturação ocorrerá por emissão de uma factura única, dela constando a discriminação dos diversos itens a pagamento.

Para as entidades constituintes, a nova estrutura garante maior eficiência, baseada nas melhores práticas e nas experiências adquiridas pelas próprias. Permite ainda aumentar a operacionalidade, a rapidez de cobrança e de distribuição, num processo que se pretende cada vez mais transparente.

A partir desta data encontra-se criado um grupo de trabalho que irá operacionalizar o processo de implementação do balcão único de licenciamento, de cuja evolução se irá dando público conhecimento.

Nesse sentido, e transitoriamente, cada uma das entidades continuará a licenciar tal como o vinha fazendo, de olhos postos nesta convergência, que será uma realidade a breve prazo.

Assinam:
AUDIGEST
GDA
GEDIPE
SPA

Lisboa, 1 de Fevereiro de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt