Comunicação do Presidente da SPA sobre a Assembleia Geral de Dia 21 de Dezembro de 2020

Caro cooperador,

A SPA continua a enfrentar há meses as restrições e outras dificuldades resultantes da violência da pandemia que deixou muitos autores e artistas sem trabalho e sem perspectiva de recuperação. Foi possível activar os mecanismos de apoio solidário, quase no valor global de dois milhões de euros, e iniciar um rigoroso processo de avaliação da situação financeira e de recursos humanos da nossa cooperativa.

O agravamento da situação pandémica exige que as medidas adoptadas sejam ainda mais firmes e determinadas, assegurando desde logo a redução de despesas possível e o retorno ou a permanência de dezenas de trabalhadores em regime de teletrabalho. Também a situação das oito delegações espalhadas pelo país está neste momento a ser revista.

A assembleia geral para aprovação do plano e Orçamento para 2021 terá, por imperativo sanitário, de ser realizada por via digital (através da plataforma zoom), no dia 21 de Dezembro. Apesar desta limitação que nos priva do estímulo e do significado da vossa presença, precisamos de ver as previsões e as contas para o próximo ano validadas pelo vosso voto.

Estaremos nesse dia em contacto “online” e eu peço-vos, no exercício da função que me foi confiada e que tenciono sempre honrar com a equipa que me acompanha, que votem e que, por razões que facilmente compreenderão, não deleguem votos noutros cooperadores, já que a ausência física desses cooperadores impede que eles sejam estatutariamente transferidos para outros cooperadores que convenientemente os validem.

O envio regular dos votos por correio será um passo importante para que esta assembleia geral cumpra o seu objectivo estatutário e faculte à Direcção e ao Conselho de Administração os instrumentos indispensáveis para entrarmos em 2021 com a vontade e a capacidade necessárias para ultrapassarmos esta crise profunda e estrutural que deixou as salas vazias e os museus, galerias e teatros com muito pouco público ou sem ele.

Já a caminho da comemoração do seu centenário em 22 de Maio de 2025, a SPA terá de continuar a existir, em nome dos autores e da cultura, defendendo sempre princípios e valores irrenunciáveis. Nunca a nossa cooperativa viveu uma situação análoga e tem a consciência de que este desafio exige que estejamos na posse de todos os meios institucionais e de todos os mecanismos de intervenção que lhe permitirão entrar a fase seguinte com mais segurança, estabilidade e confiança, em diálogo permanente com os autores, com o governo, com as autarquias e com as muitas sociedades estrangeiras, designadamente as lusófonas.

Agora precisamos do seu voto para aprovação do Plano e Orçamento para 2021 e de votos que não recorram ao mecanismo da delegação para, não sendo possível chegarem às mãos de cooperadores que legitimamente os assumam e validem, acabarem por ser dados como perdidos, não obstante da vossa generosidade solidária e combatividade. Oportunamente receberão a convocatória do presidente da mesa da Assembleia Geral e os documentos que serão colocados a votação.

Tudo continuaremos a fazer para a que a SPA tenha o futuro que juntos temos vindo a construir e que esse futuro seja a merecida celebração da cultura e do papel que ela tem na nossa vida a nível global e também na defesa da liberdade e da soberania que nenhuma pandemia ou outra adversidade imprevisível pode em circunstância alguma pôr em causa.

Vote pelo presente e pelo futuro da SPA e da cultura que somos capazes de criar e partilhar. Contamos convosco neste momento sombrio e muito incerto, sabendo que só a força de todos é capaz de defender a SPA.

Saudações amigas, combativas e solidárias,

José Jorge Letria
Presidente da Direcção e do Conselho de Administração da SPA