Direcção do GESAC discutiu o presente e o futuro da gestão do direito de autor na europa

A Direcção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (GESAC) reuniu-se hoje por “zoom” a partir de Bruxelas. Membro dessa Direcção e seu ex-presidente, José Jorge Letria esteve presente e interveio sobre vários pontos. Tema central da reunião foi o processo do “streaming” musical e a análise do processo de reabertura na Europa depois de estar controlada a pandemia. Foi analisada a possibilidade de passar a haver uma conferência anual sobre cultura, rotativamente, nos vários países, iniciativa que requer meios financeiros e patrocínios que deverão entretanto ser angariados. Ficou igualmente assente que as eleições para a próxima Direcção decorrerão em Maio de 2022, em moldes a determinar entretanto. Foi também analisada a possibilidade de vir a organizar-se um debate sobre o presente e o futuro da gestão colectiva do direito de autor.

A Direcção considerou a possibilidade de em Novembro haver uma primeira reunião presencial do órgão dirigente do GESAC, mas percebeu-se que é ainda cedo para se tomar essa decisão.

Presidida por Jean-Noel Tronc, CEO da SACEM de França, a reunião da Direcção permitiu analisar aspectos da gestão e da função do GESAC. Foi recebida uma mensagem-vídeo de Clement Beaune, secretário de Estado francês dos Assuntos Europeus. No dia 13 de Outubro decorrerá uma conferência em que será analisado o papel desenvolvido pelo GESAC e estará também em debate a agenda da Comissão Europeia em matéria de políticas culturais. Foi votada favoravelmente a admissão do CEO da TEOSTO da Finlândia como membro da direcção do GESAC.

Amanhã realiza-se, também por “zoom”, a partir de Bruxelas, a assembleia geral do GESAC, com um elevado número de participantes.

Lisboa, 5 de Maio de 2021

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt