Exposição homenageia na SPA ilustradores de capas de livros do século XX

A SPA e o Arquivo Ephemera apresentam no Auditório Carlos Paredes, no edifício 2 da cooperativa, a partir de 22 de Abril, uma exposição proveniente daquele arquivo que divulga o trabalho criador de destacados artistas plásticos como ilustradores de livros. Estarão também patentes oito capas criadas pela pintora Raquel Roque Gameiro, realizadas sobretudo nas décadas de 10, 20 e 30 do século XX, numa época em que poucas mulheres ilustravam livros.

Em seis painéis será possível ver capas ilustradas por nomes como Almada Negreiros, Alfredo Morais, Bernardo Marques, Stuart Carvalhais, Câmara Leme, Mara Leme, Ribeiro de Pavia, Vítor Palla, Costa Pinto e Lima de Freitas.

Esta exposição que substitui “Tempo de Mulheres”, de Alfredo Cunha, estará patente até ao Verão. Antes do final do ano ficará patente uma nova exposição de homenagem ao dramaturgo Bernardo Santareno, cooperador da SPA, cujo centenário do nascimento se tem estado a comemorar.

A montagem desta exposição resulta da colaboração entre a SPA e os Arquivos Ephemera, instituição liderada pelo historiador José Pacheco Pereira, cooperador da SPA, distinguido há dois anos com o Prémio de Consagração de Carreira.

Oportunamente e sempre de acordo com as regras de protecção sanitária, a SPA divulgará as actividades previstas para os próximos tempos.

Esta exposição representa já o regresso a uma actividade cultural que muito prestigiou a vida da cooperativa nas duas últimas décadas e que a pandemia veio interromper.

Lisboa, 22 de Março de 2021

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt