Exposição recorda David Mourão-Ferreira na SPA nos 90 anos do seu nascimento

Nascido em 24 de fevereiro de 1927, David Mourão-Ferreira teria completado 90 anos de vida este ano, motivo pelo qual a SPA, a cuja mesa da Assembleia Geral presidiu nos anos 90, o vai recordar com uma exposição fotográfica que ficará patente ao público no seu edifício 2 em meados de Junho.

Falecido em 16 de junho de 1996, David Mourão-Ferreira foi duas vezes secretário de Estado da Cultura e, sem dúvida, um dos nomes mais marcantes da poesia portuguesa de sempre. Foi também professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, um grande ensaísta e autor de letras de fado a que Amália Rodrigues deu a merecida posteridade.
Distinguido com o Grande Prémio de Romance e Novela da SPA com o livro “Um Amor Feliz”, David foi também um ficcionista de talento que várias gerações leram e apreciaram.

Como presidente da Mesa da Assembleia Geral, o escritor foi um símbolo da unidade dos autores portugueses.

A exposição será constituída por fotos do escritor em vários momentos da sua vida. à semelhança do que aconteceu com Vergílio Ferreira e com Mário Dionísio, também grandes nomes da literatura portuguesa, a SPA recordará o papel fundamental que teve na cultura portuguesa. A exposição ficará patente durante vários meses.

O nome de David Mourão-Ferreira foi atribuído a uma biblioteca no Parque das Nações, sendo a sua imagem recordada e celebrada no Parque dos Poetas em Oeiras, com uma escultura de Francisco Simões, que muito ligado esteve, também como amigo, à sua obra.

Lisboa, 9 de Maio de 2017

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt