Fundo Cultural da SPA apoia projecto “Literatura Mundo” da Faculdade de Letras de Lisboa

A SPA assinou um acordo de financiamento com o director da Faculdade de Letras da Universidades de Lisboa, Prof. Dr. Paulo Jorge Farmhouse Simões Alberto, para viabilizar o Projecto Literatura-Mundo: Perspectivas em Português, dividido em três partes, perfazendo um total expectável de sete volumes.

Os valor agora atribuído é de cinco mil euros e provém do Fundo Cultural assegurado pela AGECOP e que a que a SPA gere com o objectivo de apoiar candidaturas para a criação regular e por concurso de obras em vários domínios.

O projecto é coordenado pela Profª. Helena Buescu e tem uma primeira parte dedicada às literaturas escritas em português, outra dedicada às literaturas europeias e uma terceira dedicada às restantes manifestações literárias mundiais que não se enquadrem nos contextos das duas anteriores. O seu título será “Do Tejo Vai-se para o Mundo: O Mundo Global”.

É o primeiro projecto com esta dimensão e alcance que a SPA apoia, sublinhando a sua dimensão e alcance e a sua importância para a preservação de obras fundamentais da memória colectiva de países, povos e séculos que deverá ser protegida por especialistas académicos e divulgada. Essa disponibilidade e interesse foram reafirmados pelo presidente da SPA, José Jorge Letria, ao Prof. Paulo Jorge Simões Alberto e à Profª Helena Buescu.

A SPA considera relevante esta colaboração com a universidade e este contributo para a preservação de obras de indiscutível importância cultural.

A SPA irá continuar a apoiar a concretização deste projecto, pelo facto de o considerar de grande importância e utilidade, estando assegurada a cobrança de direitos sempre que tal se justifique.

Até hoje, a SPA já viabilizou, em sede de concurso, a criação de dezenas de obras de várias disciplinas propostas por autores que integram o colectivo autoral da cooperativa dos autores portugueses. Desta forma, a SPA contribui activamente para enriquecer e diversificar a cultura portuguesa.

Lisboa, 22 de Junho de 2017

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt