GESAC – COMUNICADO DE IMPRENSA

GESAC, Bruxelas – 08 DE DEZEMBRO DE 2021

Decisores políticos da Europa e dos Estados-Membro juntos para exigir políticas ambiciosas e apoio financeiro para as indústrias Culturais e Criativas na conferência “Reconstruir a Europa com Cultura – em que ponto estamos?

Realizado com o apoio do pioneiro da música electrónica Jean-Michel Jarre, este evento online conta com a participação do Presidente do Parlamento Europeu David Sassoli, os comissários europeus Thierry Breton e Mariya Gabriel, os representantes da actual e da futura presidência do Conselho da UE, Eslovénia e França, respectivamente, os ministros da Grécia e da Croácia, assim como os membros parlamentares Christian Ehler, Dace Melbarde, Iban Garcia del Blanco, Sabine Verheyen e o presidente da câmara de Varsóvia, Rafal Trzaskowski. Juntam-se a eles especialistas do sector cultural para este encontro online, para partilharem as suas opiniões e apoiarem a iniciativa “Reconstruir a Europa com Cultura”

Jean-Michel Jarre, pioneiro da música electrónica afirmou: “O sector cultural foi o mais atingido pela crise. É fundamental para este sector haver apoio específico e imediato, uma vez que afecta a todos, desde o artista mais consagrado até aos novos talentos. A pandemia acelerou a transformação digital, pondo em evidência que a nossa estrutura política não estava totalmente preparada para isso. A Europa tem de ser líder na definição das regras e princípios de justiça, transparência e responsabilidade, para assegurar a proeminência de conteúdos e valores europeus no actual mercado digital e futuro metaverso.”

De acordo com Gernot Graninger, presidente do GESAC: “A participação de decisores políticos de elevada posição, tanto a nível europeu como nacional e local, e o enorme apoio que recebemos na nossa campanha paralela online demonstram a opinião geral: com apoio específico e acções políticas adequadas para reavivar o sector cultural, podemos reconstruir a Europa juntos. Tendo em mente este objectivo, o GESAC continuará a acompanhar a execução dos orçamentos de recuperação, a reabertura coordenada dos espectáculos ao vivo, a transposição da Directiva sobre os direitos de autor e a adopção de um quadro regulamentar do Acto legislativo sobre os serviços digitais mais ambicioso e significativo do que aquele que está actualmente em discussão.”

O evento irá concentrar-se na Reabertura dos espaços culturais e locais de comércio, na Recuperação do sector e no Reequilíbrio do mercado digital, num altura em que os legisladores da UE estão a preparar documentos decisivos para trazer mais equidade para o mercado digital e os Estados-Membro começam a pôr em práctica os seus planos de recuperação, ao mesmo tempo que enfrentam novas vagas da pandemia.

Esta conferência vai possibilitar a troca de informação e a partilha de opiniões sobre o progresso alcançado até ao momento na recuperação do sector cultural, discutir a situação actual e apresentar soluções para o futuro. Vai também averiguar se a cultura recebe o que merece deste histórico orçamento de recuperação e se as promessas políticas e económicas feitas até agora traduzidas em acção.

A conferência é organizada pelo GESAC (authorsocieties.eu) em colaboração com o eurodeputado Christian Ehler e a Federação Europeia de Editores Livreiros (FEP).

Dia 08 de Dezembro de 2021
14h00 – 16h00
https://www.rebuilding-europe.eu/conference

INSCRIÇÃO AQUI

Mais informações:
Alia Papageorgiou, Directora de Comunicações do GESAC
secretariatgeneral@gesac.com
www.authorsocieties.com| @authorsocieties

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt