GESAC prepara em Bruxelas próximas eleições de Maio

A Direcção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (GESAC), com sede em Bruxelas, cuja presidência a SPA já assumiu, reuniu hoje, dia 19, tendo discutido a situação da instituição após a saída de Jean-Noel Tronc, CEO da SACEM, de França, que decidiu abandonar funções e o mundo associativo do direito de autor.

Os dirigentes presentes analisaram a situação europeia do “streaming” e falaram na necessidade de se apoiarem mais activamente os autores nesta fase, tendo sido afirmado que a presidência francesa da União Europeia não irá organizar nenhum evento multinacional, designadamente por causa da preparação das eleições presidenciais que neste momento agitam a vida política francesa.

A Direcção do GESAC definiu regras e objectivos para o acto eleitoral a decorrer em Maio próximo, sendo a SPA uma das sociedades candidatas a integrar aquela estrutura de direcção.

Uma organização designada pela sigla DMA, que agrupa 21 membros de 17 países e organiza mais de 300 eventos, designadamente grandes festivais de música, solicitou uma reunião urgente ao GESAC, que aceita dialogar mas sem, assumir nenhuma posição sobre o mercado dos festivais e as suas obrigações a nível nacional.

A Direcção do GESAC falou ainda sobre o êxito da iniciativa “Rebuilding Europe with Culture” durante a pandemia.

Lisboa, 19 de Janeiro de 2022

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt