Jorge Paixão da Costa no conselho de patronos da SAA

O realizador Jorge Paixão da Costa, membro da Direcção da SPA, foi convidado a integrar o Conselho de Patronos da Sociedade de Autores do Audiovisual (Society of Audiovisual Authors – SAA), com sede em Bruxelas.

Respondendo ao convite daquela entidade para que Portugal tivesse um representante no Conselho de Patronos, a nomeação de Jorge Paixão da Costa, proposta pela SPA, foi aceite pela SAA, organização que agrupa sociedades de mais de vinte países da Europa.

Actualmente, o Conselho de Patronos é constituídos por 33 argumentistas e realizadores, de diferentes nacionalidades, que desempenham um papel activo na defesa e promoção dos direitos dos autores audiovisuais junto dos diversos comités europeus, trazendo uma relevante visibilidade e proeminência ao sector.

Jorge Paixão da Costa licenciou-se em Cinematografia na Universidade de Estocolmo, em 1982, tendo posteriormente frequentado o Masters School of the European Film Academy, em Berlim, e concluído o mestrado e o doutoramento em Ciências da Comunicação, respectivamente, na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Lusófona, em 2002 e 2022. No cinema realizou quatro obras cinematográficas e assinou a realização de mais de vinte produções televisivas de ficção e documentários, entre séries, telefilmes, telenovelas e sitcoms.

Enquanto Patrono da SAA, o realizador português junta-se, assim, àquela comunidade de autores na defesa da gestão colectiva do direito de autor, apoiando a SAA no seu trabalho por um melhor ambiente jurídico, económico e cultural para os autores audiovisuais e suas obras na Europa e no mundo.

A SPA está confiante de que a nomeação de Jorge Paixão da Costa irá reforçar a voz dos autores audiovisuais portugueses, na manifestação das suas preocupações, dificuldades e aspirações futuras para o sector.

Lisboa, 11 de Janeiro de 2023

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt