Pesar da SPA pela morte de Robin Gibb, Presidente da CISAC e membro dos “Bee Gees”

A Direcção e o Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Autores manifestam o seu pesar pelo falecimento, aos 62 anos, do músico, compositor e cantor Robin Gibb, nome de referência do agrupamento “The Bee Gees” e presidente da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC) até à data do seu falecimento a 20 de Maio passado.

Robin Gibb foi, durante os últimos cinco anos, presidente da CISAC e sempre um intransigente defensor dos direitos dos autores representados pelas 232 sociedades que integram aquela confederação em 121 países. Após um primeiro mandato, Robin Gibb, que sempre se impôs pela sua simpatia, afabilidade e entusiasmo, foi reeleito em Junho de 2010, na assembleia geral da CISAC, em Bruxelas, para um novo mandato de três anos que a doença o impediu de concluir.

Compositor e intérprete, com Barry e Maurice Gibb, de algumas das mais famosas canções dos “Bee Gees”, Robin esteve sempre presente nos actos e nas situações que requeriam a sua intervenção prestigiada e a sua combatividade serena, erguendo a voz e tomando posição em relação a fenómenos como a pirataria, a falta de legislação adequada para proteger os autores e o conceito de gratuitidade no consumo dos bens culturais. Numa mensagem de vídeo, em Junho de 2010, Robin Gibb manifestou a sua solidariedade com os criadores brasileiros e as suas sociedades de autores pelo facto de não verem atendidas as suas legítimas exigências em relação ao poder político.

Robin Gibb que, mesmo gravemente doente, nunca deixou de falar em nome da CISAC nas situações que reclamavam a sua intervenção, deixa uma memória saudosa nas sociedades de autores de todo o mundo e nos muitos autores e dirigentes de sociedades que com ele tiveram o privilégio de conviver. Será sempre lembrado como um autor empenhado na defesa dos direitos dos autores de todo o mundo, renunciando à indiferença e ao egoísmo que caracterizam a maioria dos criadores quando se encontra em causa o interesse colectivo.

Lisboa, 23 de Maio de 2012

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt