Pesar da SPA pela morte do realizador de televisão Fernando Ávila

A SPA manifesta o seu pesar pelo falecimento, aos 61 anos, no Hospital de S. Francisco Xavier em Lisboa do realizador Fernando Ávila, associado da cooperativa desde 1986 e seu cooperador desde Outubro de 2005.

Fernando Ávila, cooperador interveniente na área do audiovisual, em que era respeitado e admirado, ingressou nos quadros da RTP em 1987, tendo sido realizador de vários programas de Herman José, com destaque para “Crime na Pensão Estrelinha” ou “Hermanias”. Herman José, também cooperador de longa data da SPA, evocou Fernando Ávila nas redes sociais, recordando que o realizador ainda tentou dirigir o programa da série “Donos Disto Tudo” de que o actor e humorista foi o convidado especial. Até ao fim resistiu ao cancro que o vitimou, deixando em muitos artistas e colegas uma grata recordação sempre ligada à sua competência e reconhecida capacidade de diálogo.

Para além de trabalhos musicais, de bailado e de comédia, Fernando Ávila, inovador em importantes aspectos da realização televisiva,dirigiu ainda com êxito “Conta-me como Foi”, “Estado de Graça”, “Residencial Tejo”,”Sozinhos em Casa” e “Os Imparáveis”, para além das versões televisivas de musicais de Filipe La Féria como “Passa por Mim no Rossio” e “Maldita Cocaína”.

Fernando Ávila, enquanto cooperador da SPA, integrou grupos de trabalho da cooperativa para análise de situações do sector do audiovisual.

A SPA endereça aos familiares de Fernando Ávila o testemunho solidário do seu pesar, recordando a obra do realizador. O corpo de Fernando Ávila foi cremado, no passado domingo, no Cemitério do Alto de S. João.

Lisboa, 18 de Janeiro de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt