Presidente da República torna SPA membro honorário da Ordem da Liberdade e sublinha o seu papel na vida portuguesa

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa entregou à Sociedade Portuguesa de Autores, ao princípio da tarde do dia 1 de Dezembro, no Palácio de Belém, na pessoa do presidente da instituição, José Jorge Letria, as insígnias da Ordem da Liberdade, de que a SPA passou agora a ser membro honorário. Desta forma, o Presidente da República concretizou o anúncio feito no dia do Autor, na sede da cooperativa, concedendo aos autores portugueses de todas as disciplinas uma honra que não esquecem e que muito os responsabiliza no presente e no futuro.

O Presidente da República destacou o papel desempenhado pela SPA na vida cultural portuguesa e sublinhou que os grandes autores de várias disciplinas e gerações foram e são membros da cooperativa, recordando o papel que para eles sempre teve e terá o valor da liberdade como parte integrante do próprio acto criador. Marcelo Rebelo de Sousa, homem de cultura e também autor de vários livros e de importantes projectos de comunicação, referiu a outorga das insígnias da Ordem da Liberdade à SPA como a celebração e o reconhecimento do seu papel na nossa vida colectiva.

Assistiram ao acto vários membros dos corpos sociais da SPA que acentuaram a importância deste acto do Presidente da República que muito honra os autores portugueses, dos quais mais de 26 mil são membros da cooperativa. O colar e as insígnias da Ordem da Liberdade irão ficar expostos no edifício-sede onde todos poderão vê-los, pela importância de que se revestem para a comunidade autoral portuguesa de que fizeram parte grandes criadores de várias gerações que nunca desligaram a sua obra da luta pelos valores da liberdade e da democracia.

A exposição sobre a Censura nas décadas da ditadura, a inaugurar no próximo dia 14, na Sala-galeria Carlos Paredes, também os homenageia, recordando o que foi a sua luta, o seu sacrifício e o alcance das suas obras que a SPA sempre representou, defendeu e continua a defender.

Lisboa, 2 Dezembro de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt