Serviço da SPA em estado de emergência mantiveram resposta adequada às necessidades dos Autores

Para além do anunciado plano de apoio aos autores, incrementando os valores de acesso aos mecanismos de assistência e promovendo o lançamento de um fundo de solidariedade, os serviços da SPA mantiveram-se operacionais durante todo o período de confinamento garantindo uma resposta atempada e de qualidade aos autores.

Em teletrabalho e através do sistema de comunicações em rede, nos últimos dias do estado de emergência, os serviços da cooperativa efectuaram ainda 229 pagamentos por transferência bancária, na sequência do período de distribuição, tendo enviado e recebido, para além da correspondência habitual, cerca de mil emails de resposta a pedidos e questões colocadas pelos associados. O número de chamadas telefónicas recebidas rondou a média de 30 chamadas por dia útil, garantindo-se igualmente todas as restantes rotinas operacionais como sejam, entre outras, toda a preparação para o pagamento dos subsídios estatutários aos cooperadores.

Refira-se que a resposta diária aos pedidos de subsídio de emergência e de adiantamentos sobre cinquenta por cento dos direitos se mantém com rigoroso escrutínio por parte do Conselho de Administração, tendo os referidos pedidos de adiantamento ficado próximo das 90 solicitações.

A SPA continua a receber inscrições mensais de novos autores de todas as áreas da criação, pois os criadores continuam a encontrar na cooperativa a melhor forma de proteger e garantir os seus direitos, bem como variados aspectos da sua actividade profissional.

A SPA continuará a encontrar, agora no quadro do desconfinamento, as respostas à grave crise económica e social que o país atravessa.

Lisboa, 14 de Maio de 2020

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