SPA acolhe Sociedade de Autores de todo o Mundo para reuniões técnicas e estratégicas em Lisboa

Lisboa volta a ser palco da presença, durante cerca de uma semana, de um conjunto de reuniões de organizações internacionais ligadas ao direito de autor e à gestão colectiva, em resultado do prestígio e da credibilidade que a SPA tem granjeado a nível internacional.

Um dos mais importantes comités técnicos da CISAC, o Media Technical Committee, que tem por objectivos identificar as dificuldades e os desafios enfrentados pelas sociedades membros da CISAC relacionados com questões de licenciamento para os quais visa encontrar soluções eficazes, a médio e longo prazo, reúne-se dias 7 e 8 e conta com a presença de mais de uma centena de pessoas vindas de todas as partes do mundo. Os seus principais tópicos de interesse são a transferência de valor (ToV), o VoD, o licenciamento de canais retransmitidos e a partilha de informações sobre serviços de música on-line e a SPA está presente, não só através da assistência de técnicos da cooperativa como também participará com um apresentação num dos painéis.

Outra organização presente esta semana em Lisboa é o BIEM, organização internacional que representa as sociedades de autores no que diz respeito aos direitos mecânicos e que integra sociedades de 58 países. A SPA está presente como assistente mas igualmente através da apresentação de comunicações efectuadas por alguns dirigentes da cooperativa. No dia 5 de Novembro a directora do departamento de direitos musicais, Drª Andreia Andrade, interveio no Management Advisory Committee e o director do departamento jurídico, Dr. Carlos Madureira apresenta uma comunicação no dia 6 no Mechanical Rights Day.

No dia 6 de Novembro decorre igualmente a reunião da Direcão da Armonia, hub internacional vocacionado para a negociação do licenciamento com as plataformas digitais composto pelas seguintes sociedades de autores: AKM (Áustria), Artijus (Hungria), Sabam (Bélgica), Sacem (França), Sacem (Luxemburgo), SGAE (Espanha) SIAE (Itália) e Suisa (Suíça) para além da SPA em cujas instalações ocorrerá a reunião.

A cooperativa dos autores portugueses sente-se muito prestigiada com estes eventos, em cuja organização colabora, e está certa de que a presença de autores, técnicos e dirigentes de todas as partes do mundo na capital portuguesa para tratar dos assuntos que verdadeiramente são relevantes para a cultura e para os criadores nacionais e internacionais contribui, certamente, para a dignificação da imagem do país e, sobretudo, para a defesa dos interesses dos autores.

Lisboa, 6 de Novembro de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt