SPA aplaude atribuição do nome de Humberto Delgado ao Aeroporto de Lisboa

A SPA congratula-se com o facto de o Aeroporto de Lisboa passar a ser designado por Humberto Delgado no próximo dia 15 de Maio, data do nascimento em 1906 do General Sem Medo em Boquilobo, Brogueira, Torres Novas. O governo confirma desta forma a justa decisão tomada pela Câmara de Lisboa em 2015 e homenageia e celebra uma das grandes figuras da história contemporânea portuguesa, que se impôs pela coragem e determinação com que combateu a ditadura de Salazar, acabando por ser assassinado com a sua secretária, Arajaryr Campos, em Los Marines, Olivença, por uma brigada da PIDE comandada por Rosa Casaco.

Humberto Delgado foi, em 1945, fundador da TAP, quando era director-geral da Aeronáutica Civil. Foi um dos jovens oficiais envolvidos no golpe militar de 28 de Maio de 1926 que derrubou o regime parlamentar republicano. Chegou a ter simpatias pela Alemanha de Hitler, mas os anos passados nos Estados Unidos e no Canadá, em representação do Estado Português, levaram-no a assumir uma posição crítica e de ruptura com Salazar e o Estado Novo. Em Junho de 1958 candidatou- se à Presidência da República, tendo visto o regime destruir a sua candidatura com uma fraude que o privou dos votos que lhe asseguravam a eleição.

Tendo pedido asilo político na Embaixada do Brasil em Lisboa em 1959, acreditou que o golpe de Beja em 1962 poderia contribuir para o derrube da ditadura. Foi assassinado pela PIDE, em 13 de Fevereiro de 1965.

Em 12 de Dezembro de 1942 tornou-se associado da SPA, tendo mantido esse estatuto até à morte. Era autor de textos teatrais, de um livro de memórias e de um livro sobre a II Guerra Mundial. Em 8 de Junho de 2008 foi descerrada na SPA por sua filha, a historiadora Iva Delgado, uma placa de homenagem a Humberto Delgado autor, condição em que o recordamos a propósito da merecida atribuição do seu nome ao Aeroporto Internacional de Lisboa.

Lisboa, 12 de Fevereiro de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt