SPA apoia candidatura de António Guterres a Secretário-Geral da ONU

A Sociedade Portuguesa de Autores torna público o seu apoio institucional à candidatura do Engº. António Guterres ao cargo de Secretário-geral das Nações Unidas, função em que poderá promover Portugal bem como princípios e valores democráticos de solidariedade e desenvolvimento que marcaram de forma excepcionalmente relevante o seu percurso como Primeiro ministro de Portugal e como Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Considera também a SPA que, como Secretário-geral das Nações Unidas, cargo que já conta com expressivo apoio de personalidades e forças políticas, com destaque para o Presidente da República e o Primeiro-Ministro, António Guterres, à semelhança do que já fez no desempenho de outras funções, não deixará de ter presente a cultura, a ciência e a criação intelectual como aspectos relevantes da sua intervenção como grande negociador e como criador de pontes de comunicação e produtivo esforço comum em áreas importantes para largos sectores neste mundo global.

António Guterres, frequentemente saudado pela forma como dirigiu, em Genebra, o Alto Comissariado da ONU para os refugiados, merece ainda apoio pela forma como incessantemente tem denunciado a incapacidade do continente europeu para dar uma resposta organizada e eficaz ao preocupante fenómeno dos refugiados/migrantes, assunto que a SPA nos fóruns internacionais em que está presente tem tentado introduzir como tema de debate e como imperativo humanista e solidário, não obstante as muitas resistências suscitadas pela natureza sensível do tema.

Por tudo isto, a escolha do Engº. António Guterres como Secretário-geral das ONU poderá ser um contributo relevante para a paz no mundo e para o fortalecimento dos laços de solidariedade que devem marcar a relação entre Estados, culturas e povos. Do conteúdo deste comunicado será dado conhecimento às autoridades políticas nacionais e ao Secretário-geral das Nações Unidas.

Lisboa, 17 de Fevereiro de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt