SPA celebra centenários de Agustina e Natália e dá espaço a Victorino D’Almeida

A Sociedade Portuguesa de Autores congratula-se com a celebração, no passado dia 15 do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, um dos nomes mais importantes de sempre da história da literatura portuguesa. Agustina foi, durante décadas e até à data da morte, cooperadora SPA e uma das suas autora mais produtivas, com obras traduzidas em numerosos países e tendo figurado durante anos como uma natural candidata à atribuição do Nobel da Literatura que viria a ser recebido por José Saramago.

As comemorações do centenário estarão centralizadas em Amarante e na cidade do Porto em que passou grande parte da sua vida. Este é também um momento para recordarmos a importância que a SPA tem, desde a fundação em Maio de 1925, na vida dos escritores portugueses, que se empenharam activamente na sua fundação. Os nomes mais importantes da literatura portuguesa actual mantêm essa ligação antiga e profunda, tendo a SPA no elenco da sua Direcção, entre outros, o nome de Gonçalo M. Tavares, um dos escritores portugueses mais traduzidos.

Foram já inauguradas exposições comemorativas do centenário de Agustina em Amarante, terra onde nasceu, e no Museu de Serralves no Porto.

Desde a consagração com o romance “A Sibila” que Agustina não parou de escrever uma obra a que muitos já aplicaram o adjectivo “genial” e que inclui textos de carácter biográfico sobre Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal, sobre Florbela Espanca e Santo António, entre outros. A “A Ronda da Noite”, de 2006, foi o seu último livro publicado. Um crítico consagrado chegou a classificá-la mesmo como um dos maiores poetas portugueses do pós-guerra, graças à qualidade da sua prosa.

A SPA associa-se à comemoração deste centenário, considerando que é o tipo de efeméride que merece ser condignamente celebrada. Também por esse motivo, em 22 de Novembro próximo, será gravado em Lisboa, na Aula Magna, um espetáculo comemorativo do centenário do nascimento de Natália Correia, cujo centenário será celebrado em 2023 também pela cooperativa a que pertenceu até à data da morte. Alguns dos seus poemas de referência irão ser cantados por vozes femininas de referência.

Por outro lado, a SPA pode anunciar que irá começar a ser gravado um espaço de comunicação musical virado sobretudo para a música portuguesa e para os mais jovens criadores do sector por Anónio Victorino d’Almeida, a que o público, em datas e horários a assinalar, irá ter acesso, recordando esta instituição a importância da obra e do talento múltiplo de do músico e autor.

Assim, a música, numa casa em que ela tem grande importância, irá estar presente graças ao talento de um dos maiores compositores, maestros e pianistas portugueses de sempre.


Lisboa, 17 de Outubro de 2022

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt