SPA eleita em Bruxelas para a Direcção do GESAC

O presidente da Direcção e do Conselho de Administração, José Jorge Letria, foi eleito no passado dia 10, em Bruxelas , para a agora criada Direcção do Grupo Europeu das Sociedades de Autores e Compositores, que passa a integrar nove dirigentes máximos de outras tantas sociedades de autores europeias. Para além da SPA, fazem parte desta nova estrutura directiva CEO de sociedades como a SABAM, da Bélgica, que preside, a PRS, da Grã-Bretanha, a GEMA, da Alemanha, a SACEM, de França, a Artijus , da Hungria, e a SGAE, de Espanha.
Esta nova estrutura directiva, que dirigirá nos próximos dois anos os destinos de uma das mais importantes super-estruturas do direito de autor a nível internacional, foi votada por unanimidade por mais de três dezenas de representantes de sociedades.

Na assembleia em que decorreu a eleição esteve presente a directora-geral do Direito de Autor da Comissão Europeia, Maria Martin-Pratt, que anunciou medidas preocupantes a tomar pela Comissão contra os interesses das sociedades de autores e dos muitos milhares de autores que representam. A nova estrutura directiva do GESAC anunciou, pela voz do seu novo presidente, Christophe Depretter, CEO da SABAM, o seu propósito de unir os autores e as sociedades contra directivas emanadas de Bruxelas que possam prejudicar os criadores europeus em grave contexto de crise internacional.

A eleição da SPA resulta do reforço da presença e do prestígio internacionais da sociedade portuguesa, recentemente confirmados com o êxito da realização em Lisboa da assembleia geral anual do Comité Europeu da CISAC.

Recorde-se que a SPA tem presença regular em vários comités e grupos de trabalho daquela confederação  integrando desde 2005, através do José Jorge Letria, o Comité Executivo do Conselho Internacional de Autores Dramáticos, Literários e Audiovisuais.

Lisboa, 14 de Maio de 2012

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt