SPA homenageia Bernardo Santareno com exposição sobre a sua vida e obra

Na sala-galeria Carlos Paredes, no edifício 2 da cooperativa, é inaugurada no próximo dia 6 de Outubro às 17 horas, uma exposição comemorativa do centenário do nascimento do dramaturgo e escritor Bernardo Santareno, que foi figura destacada na vida da cooperativa e para muitos o maior dramaturgo português do século XX.

A exposição foi montada pelo cenógrafo e artista visual Fernando Filipe e contou com o apoio de figuras relevantes da vida cultural e artística portuguesa, caso do encenador Carlos Avilez, fundador e director do Teatro Experimental de Cascais, e da encenadora e actriz Fernanda Lapa, entretanto falecida e cuja colaboração a SPA faz questão de agradecer.

A exposição inclui 25 painéis que fornecem vasta informação sobre a vida e obra do médico que se tornou dramaturgo e escritor e teve as suas peças sempre vigiadas e cortadas pela censura da ditadura. Entre as suas obras mais marcantes conta-se “O Judeu”, sobre António José da Silva, advogado judeu nascido no Brasil que a Inquisição queimou na fogueira.

A obra de Bernardo Santareno foi também marcada pela sua experiência como médico de bordo nos barcos da pesca do bacalhau.

Esta exposição, cuja inauguração foi atrasada devido à gravidade da pandemia constitui uma homenagem da cooperativa a um dos seus autores mais destacados e respeitados. Um dos objectivos desta mostra é também dar a conhecer a sua obra ao público escolar, o que poderá ser conseguido através da sua previsível itinerância no futuro próximo.

Lisboa, 30 de Setembro de 2021

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt