SPA Lamenta a morte de José Medeiros Ferreira

O Conselho de Administração da SPA lamenta a morte, aos 72 anos, de José Medeiros Ferreira, associado da cooperativa desde 29 de Abril de 1991. Licenciado em História pela Universidade de Genebra e doutorado pela Universidade de Lisboa, José Medeiros Ferreira, natural de Ponta Delgada, foi uma das figuras mais marcantes da vida cívica e política portuguesa das últimas décadas, tendo sido deputado à Assembleia Constituinte e depois à Assembleia da República e também ministro dos Negócios Estrangeiros no I Governo Constitucional, chefiado por Mário Soares.

Personalidade de referência na resistência à ditadura, designadamente nos anos de exílio, foi agraciado com a Ordem da Liberdade em 1998.

José Medeiros Ferreira construiu uma brilhante carreira académica, tendo sido professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa e tendo presidido ao Conselho Geral da Universidade Aberta desde 2009, entre outros cargos e funções no âmbito universitário. Deixou uma vasta obra como historiador e como especialista em História Política e Institucional e em Relações Internacionais. Teve uma regular presença mediática como colunista do “Diário de Notícias” e também como comentador desportivo, assumindo sempre a sua ligação ao Benfica.

José Medeiros Ferreira morreu hoje, dia 18, no Hospital da Cruz Vermelha, vítima de doença prolongada.

Recordando o cidadão empenhado nos combates pela liberdade e pela democracia, o historiador de renome, o intelectual comprometido com as grandes causas do seu tempo e o ensaísta brilhante, a SPA endereça à família de José Medeiros Ferreira o testemunho do seu pesar e da sua solidariedade.

Consulte aqui a biográfica do José Medeiros Ferreira, escrita para a Enciclopédia Açoriana, coordenada pelo Professor Teodoro de Matos.

Lisboa, 18 de Março de 2014

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt