SPA lamenta falecimento do realizador Fernando Lopes, seu Cooperador desde 1984

A SPA manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do realizador Fernando Lopes, beneficiário desde 1976 e seu cooperador desde 1984, já distinguido pela cooperativa com a sua Medalha de Honra (2005).

Fernando Lopes encontrava-se internado desde a semana passada no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, devido a uma pneumonia que agravou o estado de grande debilidade física em que já se encontrava.

Nascido em Maçãs de Dona Maria, Fernando Lopes ingressou nos quadros da RTP em 1957, ano da inauguração da estação pública de televisão, tendo-se tornado, mais tarde, realizador de televisão e de cinema, depois de ter estudado na Lon­don School of Film Technique como bolseiro do Fundo de Cinema Nacional. Realizou o filme “Belarmino” em 1964. Este filme sobre a vida do pugilista Belarmino Fragoso tornou-se uma referência do movimento que ficou conhecido como Cinema Novo.

Da sua filmografia destacam-se ainda obras como “Uma Abelha na Chuva” (1971), “Nós Por Cá Todos Bem” (1976), “Crónica dos Bons Malandros” (1984), “Matar Saudades” (1988), “O Fio do Horizonte” (1993), sobre a obra homónima  de Antonio Tabucchi, “O Delfim” (2001), sobre o romance homónimo de José Cardoso Pires, “98 Octanas”  (2006), “Os Sorrisos do Destino (2009) e “Em Câmara Lenta” (2012).

Fernando Lopes foi ainda director da revista “Cinéfilo” (1973/74), director de programas do 2º canal da RTP cuja programação autónoma é por ele inaugurada (em 1978), chefiou, entre 1980 e 1993, o Departamento de Co-produções da RTP e foi professor do Curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

A Direcção da SPA lamenta o desaparecimento de um dos nomes mais marcantes da história do cinema português e, durante décadas, figura destacada da nossa vida cultural, apresentando a sua mulher, Maria João Seixas, directora da Cinemateca Portuguesa e também cooperadora da SPA, as suas condolências, que torna extensivas à restante família do realizador.

A vida e a obra de Fernando Lopes, recentemente evocadas numa palestra realizada pelo crítico e ensaísta Jorge Leitão Ramos na SPA, são o tema de um livro biográfico do mesmo autor a publicar pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e pela SPA em Junho próximo.

O Corpo de Fernando Lopes estará em câmara ardente amanhã, dia 3, entre as 18 e as 22 horas no Palácio Galveias, em Lisboa.

Lisboa, 2 de Maio de 2012

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt