SPA presente em grande campanha europeia para apoiar a cultura e os criadores

 A SPA participa activamente na campanha que o GESAC (Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores), cuja Direcção a SPA integra, lançou sob o tema “Reconstruir a Europa com Cultura” (#RebuildingEurope). Esta campanha tem por objectivo sensibilizar a opinião pública para o papel da Cultura na reconstrução da Europa e acompanhar a execução dos planos de recuperação e políticas europeias, garantindo que a Cultura ocupa a posição que merece.

A União Europeia desenvolveu um plano financeiro histórico para a recuperação da economia europeia após a pandemia COVID-19 – cuja fase operacional está agora em curso – mas existe o risco de a realidade não ir ao encontro das expectativas e há questões que continuam sem resposta: Na prática, onde se enquadra a cultura neste enorme plano financeiro? O que foi feito até à data pela recuperação das indústrias culturais e criativas? Quais os próximos passos para reconstruir a Europa com Cultura de forma sustentável?
 O sector cultural e criativo tinha uma posição de destaque na economia europeia antes da pandemia, representando 4,4 % do PIB da UE-28, com 7,6 milhões de postos de trabalho, 8,4 vezes mais do que a indústria das telecomunicações. Sofreu severamente com a pandemia, perdendo aproximadamente 31% dos seus rendimentos.
 Esta campanha conta com o apoio de várias organizações culturais, membros do Parlamento Europeu, comissários, criadores de vários Estados-Membro assim como alguns políticos a nível nacional e local, cujas opiniões serão dadas a conhecer nas próximas semanas.
 No dia 08 de Dezembro haverá um evento híbrido, no edifício Berlaymont, sede da Comissão Europeia, e online, com a participação de Jean-Michel Jarre, pioneiro da música electrónica, David Sassoli, presidente da Comissão Europeia, a Comissária Mariya Gabriel e muitos outros oradores de alto nível. Este evento será o primeiro ponto-alto da mobilização que está a decorrer mas, certamente, não será o último. A campanha continuará após o evento, especialmente durante a Presidência francesa da UE em 2022. 
 Organizações culturais, criadores, sociedade civil e poder político a nível nacional e local são convidados ajuntarem-se a esta campanha e mobilizarem esforços para Reconstruir a Europa com Cultura! A cooperativa dos autores portugueses está neste combate, pelos autores que representa e pela relevância que a Cultura merece e que não lhe tem sido reconhecida pelos poderes públicos. 


Siga esta campanha em: #RebuildingEurope @authorsocieties www.rebuilding-europe.eu/what-now 


Lisboa, 19 de Novembro de 2021

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt