SPA presente em Madrid no comité executiva do CIADLV

A SPA esteve presente, no passado dia 21, em Madrid, na reunião do Comité Executivo do Conselho Internacional de Autores Dramáticos, Literários e Audiovisuais, que integra desde 2005 na pessoa de José Jorge Letria, actual presidente da cooperativa.

Nesta reunião, que contou também com a presença de Lorenzo Ferrero, presidente do Conselho Internacional de Autores de Música (CIAM), foram debatidos assuntos como o futuro das leis da Cópia Privada, a legislação de combate à pirataria, as relações das sociedades de autores com grandes operadores como a Google, o contributo da cultura para a recuperação económica em tempo de crise, para além das relações de cooperação entre o CIADLV e o CIAM, a trabalharem pela primeira vez de forma articulada.

Também nesta reunião, foi preparada a assembleia geral do CIADLV, a realizar em Buenos Aires, em Abril de 2012.

José Jorge Letria interveio para expor a situação da SPA e para referir o estado da legislação que envolve os autores e os seus direitos, bem como o modo como a criação cultural pode gerar emprego e riqueza.

Entretanto, no dia 22, o presidente da SPA teve uma reunião com Pablo Hernandez, que coordena a estrutura de transição interna da SGAE, após a crise que eclodiu no Verão passado na sociedade de autores espanhola. Foi feito o ponto de situação das relações entre as duas sociedades, designadamente no que se refere aos contratos de representação recíproca, que a SPA deseja ver revistos em termos adequados às novas capacidades e valências da cooperativa, após a entrada em funcionamento pleno do SGS. Nesta reunião foram ainda delineadas formas de cooperação para o período que se seguirá às eleições de Janeiro próximo na SGAE.

Lisboa, 23 de Novembro de 2011

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt