Manifestadas preocupações com a composição do próximo Parlamento Europeu
A SPA esteve presente, em Bruxelas, nos dias 21 e 22 de Novembro, na reunião da Direcção e na Assembleia Geral do Grupo Europeu de Sociedades de Autores. A representação esteve a cargo do presidente da SPA, José Jorge Letria, membro da Direcção do GESAC, e de Vanda Guerra, directora do Departamento de Relações Internacionais.
Na reunião da Direcção foram discutidas questões de organização, de estratégia e de política de comunicação, bem como as relações do GESAC com a Comissão Europeia, sobretudo na perspectiva das eleições europeias de 2014.
Os trabalhos da Assembleia Geral começaram com uma mesa-redonda que teve como convidada Kirsten Jorna, responsável pela Direcção-Geral da Propriedade Intelectual da Comissão Europeia, que se encontrava acompanhada por Maria Martin-Pratt, responsável pelo Departamento de Direito de Autor da Comissão Europeia. Durante a assembleia geral foram discutidos diversos temas relacionados com novas formas de licenciamento, com novas tecnologias, como o futuro do direito de autor e com as eleições para o Parlamento Europeu. O GESAC tem vindo a reforçar a sua coesão interna e a sua influência junto da Comissão Europeia, como tem sido reconhecido pelos seus membros, designadamente através de um inquérito recente.
Em várias intervenções foram manifestadas preocupações com a composição política do próximo Parlamento e feitos apelos no sentido de que os partidos, a nível nacional, não esqueçam a cultura nos seus programas eleitorais, tendo em conta, por exemplo, que este sector garante a existência de mais de oito milhões de postos de trabalho na Europa da União.
Os representantes da SPA mantiveram vários contactos bilaterais e multilaterais sobre assuntos de interesse comum.
Lisboa, 25 de Novembro de 2013