SPA presente no Fórum Cultural Europeu em Bruxelas

A SPA esteve representada pelo seu presidente, José Jorge Letria, no Fórum Cultural Europeu, que decorreu em Bruxelas nos passados dias 20 e 21, por iniciativa da Comissão Europeia. Participaram nos trabalhos centenas de políticos, agentes culturais, juristas, programadores e autores de dezenas de países da União Europeia. Entre os temas agendados encontravam-se “Como Explorar Novas Oportunidades no Tempo da Digitalização ?”, “Que Horizontes para a Cultura num Mundo Digital ?”, “Cultura, um Investimento Inteligente na Europa das Regiões” e “O Papel dos Actores Culturais nos Processos de Democratização”.

Amplamente participados, os debates que decorreram no edifício Flagey da capital belga contaram com a intervenção de Androulla Vassilliou, comissária para a Educação, Cultura e Multilinguismo da Comissão Europeia, do ministro da Cultura da Polónia e de vários directores-gerais da Comissão Europeia.

Ao fim da tarde do dia 20, a Comissão Europeia ofereceu aos participantes uma actuação da Orquestra de Câmara da Europa, que interpretou obras de Mozart e Rossini, entre outros.

Em todos os painéis foi sublinhada a importância da cultura como via para a superação da crise estrutural que a Europa atravessa, sobretudo se estiver articulada com o sector da educação. Foi também realçado o papel da cultura na defesa da coesão e da identidade europeias e a sua capacidade de criar emprego e riqueza.

Lisboa, 25 de Outubro de 2011

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt