SPA saúda a Associação 25 de Abril nos 40 anos do derrube da ditadura

A SPA saúda a Associação 25 de Abril, na pessoa do seu presidente, coronel Vasco Lourenço, sublinhando, 40 anos depois do derrube da ditadura, o papel determinante que os militares do MFA tiveram na democratização do país, na criação de liberdade para o povo português, e de uma forma muito especial para os seus autores e artistas, e também para se pôr um definitivo ponto final numa guerra que durou 13 anos, em três frentes africanas, tendo custado a vida a cerca de 10 mil jovens portugueses. Foram assim também criadas condições para o regresso a Portugal de muitos milhares de exilados, entre os quais se encontravam músicos, escritores, dramaturgos e outros criadores.

Por estes motivos, a SPA, que nunca desistiu de ser uma voz livre durante décadas de ditadura, não esquece o papel e o exemplo dos Capitães de Abril e de todos os que, com eles, devolveram a liberdade a Portugal e aos Portugueses, evocando e celebrando a coragem dos homens fardados que puseram termo à repressão, ao medo, à privação das liberdades fundamentais, ao horror da guerra e deram ao nosso país uma visibilidade e um prestígio internacional que nunca antes conhecera.

Na comemoração destes 40 anos de Abril, a SPA sublinha também o facto de a Associação 25 de Abril ter tido sempre na promoção e difusão da cultura um dos seus pilares, desde a sua fundação.

A SPA vai associar-se a este ciclo comemorativo com várias iniciativas, designadamente uma grande exposição com trabalhos de oito fotógrafos de duas gerações, que tem o 25 de Abril como tema. A Associação 25 de Abril será também homenageada no Dia do Autor Português, a 22 de Maio.

Evocando Abril de olhos postos no futuro, a SPA faz votos no sentido de que o valores e os princípios que nortearam os Capitães de Abril continuem a nortear aqueles que hoje lutam em Portugal contra a pobreza, contra a corrupção, contra a sangria de quadros que a nova emigração representa, contra a degradação das condições de vida de milhões de Portugueses e também por medidas de apoio aos criadores que vivem tempos de angústia e incerteza. Ter Abril presente é um factor de esperança para se encarar o futuro com combatividade e confiança.

Lisboa, 7 de Abril de 2014

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt