A Sociedade Portuguesa de Autores, solidária com o esforço que os bombeiros desenvolvem no combate aos incêndios, procedeu esta semana, através das suas delegações de Coimbra, Porto, Leiria e Viseu, à entrega de donativos diversos a várias corporações de bombeiros.
Este apoio, concrerizado após consulta individualizada de modo a se aferirem as necessidades específicas das corporações em actuação nos locais mais críticos, materializou-se em donativos financeiros e em entrega de bens. Os apoios foram entregues às seguintes instituições:
- AHBV de Argus- Arganil
- AHBV de Góis
- AHBV Pampilhosa da Serra
- Bombeiros Municipais da Lousã
- Bombeiros Voluntário da Covilhã – BVC
- AHBV Aguiar da Beira
- AHBV Moimenta da Beira
- AHBV Penedono
- AHBV São João da Pesqueira
- AHBV Satão
- AHBV Sernancelhe
- AHBV Trancoso
- AHBV Viseu
- AHBV de Ponte da Barca
Recorde-se que já aquando de incêndios ocorridos anteriormente, designadamente em Pedrogão e na Madeira, a cooperativa dos autores portugueses tinha efectuado um conjunto de acções de apoio às vítimas.
A SPA e os autores portugueses, honrando a tradição solidária de que se orgulham, fazem questão de se associar, na medida das suas possibilidades, à atenuação das dramáticas situações que bombeiros e populações sofrem e por cuja luta se tem o maior respeito, esperando-se que as desejadas tréguas surjam rapidamente.
Lisboa, 19 de Agosto de 2025