O Júri da 8ª Edição do Prémio de Composição SPA/ Antena 2, constituído por Maestro José Eduardo Gomes (Presidente do Júri), Maestro Nuno Corte-Real e pelo Prof. Doutor Daniel Moreira, decidiu por unanimidade atribuir o 1º prémio à obra “Manifesto”, do compositor Francisco Fontes, o 2º prémio a Rodrigo Cardoso “Beyond the Surface”. Decidiu atribuir igualmente uma Menção Honrosa à obra “Dimezzato”, do compositor Rodrigo Bacelar.
BIOGRAFIA DO VENCEDOR DA 8ª EDIÇÃO DO PRÉMIO DE COMPOSIÇÃO SPA/ANTENA2 2019
Francisco Fontes nasceu na cidade de Braga em 1993. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Licenciou-se pela Escola Superior de Música de Lisboa e posteriormente estudou na Guildhall School of Music and Drama onde completou o mestrado em composição de ópera.
Ao longo do seu percurso tem explorado diversas formas musicais, mas tem dado particular ênfase à ópera e a projetos colaborativos. Do seu catálago destacam-se as óperas de câmara, “The Parrot House”, “precisas de falar?” e a ópera juvenil “Theatro – um ensaio geral”. A sua música tem sido tocada em Portugal e no estrangeiro em cidades como Braga, Lisboa, Londres e Amesterdão.
Atualmente, colabora nos projetos “FIO – Festival Informal de Ópera” e “No Man’s Land” – ensemble dedicado à performance de música contemporânea.
BIOGRAFIA DO VENCEDOR DO 2º PRÉMIO DE COMPOSIÇÃO SPA/ANTENA2 2019
Rodrigo Cardoso (1997) nasceu em Cinfães. Ingressou em 2007 na Academia de Música de Castelo de Paiva, onde estudou clarinete com Victor Pereira e composição musical com Ruben Andrade.
Completou a sua licenciatura em composição musical em 2018 pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com os compositores João Madureira, Luis Tinoco e António Pinho Vargas.
Em 2015, obteve o 1º prémio do concurso de composição séc. XXI com a sua peça “Reflexos”, para clarinete solo, e em 2018, recebeu o Prémio de Ouro no Concurso Internacional para Jovens Músicos Oskar Rieding, sediado na Eslovénia, com a sua peça “Grund”, para ensemble.
Em 2019, foi selecionado para frequentar o curso internacional de composição “Soundmine 2019” onde estudou com Wim Henderickx, Diederik Glorieux e Jorrit Tamminga.
A sua música já foi apresentada, entre outros locais, no Teatro S. Luiz, Palácio do Marquês de Pombal, Lisboa Incomum, Fundação Calouste Gulbenkian, Mosteiro dos Jerónimos, Igreja do Colégio (São Miguel- Açores), Sé do Funchal (Madeira), Museu da Justiça do Rio de Janeiro (Brasil) e no Castelo de Alden Bielsen (Bélgica).
Atualmente, frequenta o mestrado em ensino da música da Escola de Artes da Universidade de Évora, onde estuda com o compositor Christopher Bochmann.
Lisboa, 23 de Julho de 2019