Vencedores do Prémio de Composição SPA/Antena 2 | 2022

O compositor João Pedro Bastos, com a obra “Seis Visões Sobre o Inferno de Gropius” venceu, por unanimidade, a 11ª Edição do Prémio de Composição SPA / Antena 2.

O Júri da 11ª Edição do Prémio de Composição SPA / Antena 2, constituído por Pedro Neves, António Pinho Vargas e Nuno da Rocha, decidiu também atribuir o 2º Prémio a João Filipe Pacheco com a obra “Burning Sands e uma Menção Honrosa a Vasco Martins com a obra “Lamento”.

BIOGRAFIA DO VENCEDOR DA 11ª EDIÇÃO DO
PRÉMIO DE COMPOSIÇÃO SPA/ANTENA2 2022

João Bastos nasce no Porto a 2 de Dezembro de 1989. Desde cedo tem contacto com a música, iniciando estudos no Instituto Orff. Em 2007, integra a escola de Jazz do Porto onde estuda com os Professores Humberto Carneiro e José Miguel Moreira. Em 2010, integra o Conservatório de Música da Jobra no curso de Jazz, para estudar piano.

Estuda também de forma privada com os professores Abé Rabade e Eduardo Resende, e na Escola Valentim de Carvalho com os professores Gonçalo Vásquez e José Manuel Pinheiro.

Em 2018, entra na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, para frequentar o curso de Composição. Durante o seu percurso, é orientado pelos Professores Eugénio Amorim, Rui Penha e Dimitris Andrikopoulos. Durante o seu tempo na ESMAE frequenta também inúmeras masterclasses e tem uma obra estreada no Festival Música Viva 2019. Em 2022, irá frequentar o Mestrado em Som e Imagem – Especialização em Sound Design, na Universidade Católica do Porto.

BIOGRAFIA DO VENCEDOR DO SEGUNDO PRÉMIO DA 11ª EDIÇÃO DO
PRÉMIO DE COMPOSIÇÃO SPA/ANTENA2 2022

João Filipe Guerreiro Pacheco nasceu em 1998. Natural de Lagos, Iniciou os estudos musicais na mesma cidade, começando pelo saxofone e voltando-se mais tarde para a composição e o piano, terminando o curso secundário nessa variante e o 8º grau nesse instrumento. Concluiu recentemente na ESML a licenciatura em música na variante de composição sob Luís Tinoco, onde foi também colocado nos mestrados em Música e em Ensino de Música. Como compositor, tem participado em pequenos projetos multidisciplinares na região do Algarve, dos quais estão incluídos campos como a ilustração, o teatro de sombras, entre outros.

Lisboa, 17 de Agosto de 2022

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt