O compositor César Rafael Cordeiro, com a obra “Auto Retrato” é o vencedor da 12ª Edição do Prémio de Composição SPA / Antena 2.
O 2º Prémio foi para o compositor João Miguel Santos com a obra “Carne”.
Menção Honrosa para o compositor Afonso Manuel Nogueira com a obra “Sunken Dream”.
BIOGRAFIA DO VENCEDOR DA 12ª EDIÇÃO DO
PRÉMIO DE COMPOSIÇÃO SPA/ANTENA2 2023
César Rafael Cordeiro “Iniciei os meus estudos em música no ramo de interpretação em trompete no Conservatório de Vila Real. No 10º ano fiz a transição para uma escola profissional, em Mirandela, onde comecei a ter aulas particulares de composição com o Professor Diogo Silva. Em 2020,
matriculei-me na Universidade de Évora, no curso de música, ramo de composição, onde estudei com o Professor Doutor Christopher Bochmann e com o Professor Doutor Hugo Ribeiro no primeiro semestre e atualmente estudo com o Professor Doutor Pedro Amaral. Tive ainda a oportunidade de participar numa masterclasse com Luís Naon e em aulas abertas com a Professora Sara Carvalho e o Professor Evgueni Zoudilkine”.
BIOGRAFIA DO VENCEDOR DO SEGUNDO PRÉMIO DA 12ª EDIÇÃO DO
PRÉMIO DE COMPOSIÇÃO SPA/ANTENA2 2023
João Miguel Santos – Provindo de uma família de fadistas, músicos e guitarristas, João Miguel Santos, por influência do tio, inicia os seus estudos musicais aos 10 anos de idade, no Conservatório de Música D. Dinis, onde completou o 8º Grau em Guitarra.
Guardando especial interesse pelo ato da criação artística ao longo de toda a adolescência, é graças à sua convivência com o professor e compositor Lino Guerreiro que os seu entusiasmo académico se desvia de um caminho guitarrístico interpretativo e se foca na Composição enquanto atividade primordial.
Com isto, atualmente, João encontra-se licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, tendo tido aulas particulares com João Madureira, Carlos Caires e Luís Tinoco, assim como participado em estágios e workshops com Jaime Reis, Thomas Gorbach e Valerio Sannicandro.
Enquanto compositor, procura que a sua música mantenha um diálogo saudável entre o passado e o presente, aspirando, na sua modéstia, um possível contacto com o futuro, mediante o diluir de barreiras entre a prática musical erudita e a popular (semelhante à abordagem de Fausto Romitelli).
No seu portfólio, destaca-se “Chi Omega” (2022), para contrabaixo, eletrónica e vídeo.
BIOGRAFIA MENÇÃO HONROSA DO PRÉMIO DA 12ª EDIÇÃO DO
PRÉMIO DE COMPOSIÇÃO SPA/ANTENA2 2023
Afonso Manuel Henriques Nogueira, natural do Dominguizo, concelho da Covilhã, teve o primeiro contacto com a música quando ingressou no Coro Infantil da Beira Interior, aos 10 anos. Começou a ter aulas de piano aos 15 anos para, no ano seguinte, ingressar na EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã, onde fez o ensino secundário, completando assim o equivalente ao 8° grau em piano. Em 2021 ingressou na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, onde frequenta o 2° ano da licenciatura em Composição, com o Professor Carlos Azevedo.
Anteriores premiados
2022 – João Pedro Bastos, 1º prémio;
João Filipe Pacheco, 2º prémio
2021 – João Baeta Castro Caldas, 1º prémio;
José Manuel Castro Brandão, 2º prémio
2020 – Jorge Ramos, 1º Prémio;
João Barradas, 2º Prémio
2019 – Francisco Fontes, 1º prémio;
Rodrigo Cardoso, 2º prémio;
Rodrigo Bacelar, Menção Honrosa
2018 – Nelson Jesus, 1º Prémio;
Luís Salgueiro, Menção Honrosa
2017 – Inês Badalo, 1º Prémio;
Manuel Moreira, Menção Honrosa
2016 – Pedro Lima Soares, 1º Prémio;
Inês Badalo, Menção Honrosa
2015 – Fábio Cachão, 1º Prémio;
Luís Costa, Menção Honrosa
2014 – Daniel Davis, 1º Prémio;
Afonso Teles, Menção Honrosa
2013 – João Ceitil, 1º Prémio;
Daniel Davis, Menção Honrosa
2012 – Nuno da Rocha, 2º Prémio
Lisboa, 29 de Julho de 2023