Na 14.ª edição do Prémio de Composição SPA / Antena 2, o compositor Carlos Lopes foi distinguido com o 1.º Prémio, pela sua obra “Rasgos de Luz”.
O 2.º Prémio foi atribuído ao compositor Afonso Sêrro, com a peça “Música para a Alma”.
Nesta edição, não foram atribuídas menções honrosas.
O júri do Prémio de Composição SPA/Antena 2 de 2025 foi constituído pelos compositores Andreia Pinto Correia e Vasco Mendonça, sendo presidido por Pedro Neves.
BIOGRAFIA DO VENCEDOR DA 14ª EDIÇÃO DO
PRÉMIO DE COMPOSIÇÃO SPA/ANTENA2 2025
Carlos Lopes (1995) é um compositor, maestro e pianista natural de Guimarães. Licenciou-se em Piano e Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, sob
orientação de Constantin Sandu, Pedro Santos, Dimitrios Andrikopoulos e Carlos Azevedo.
Frequenta atualmente o Mestrado em Direção de Música Contemporânea na Hochschule für Musik und Tanz de Colónia, na classe da professora Susanne Blumenthal.
Em 2018, obteve o 2º Prémio APMPV no 11º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim. Em julho de 2019, a sua obra 5 Variações do Desassossego foi estreada pela Orquestra Gulbenkian e pelo barítono Tiago Matos, no âmbito do workshop ENOA – Composing for Voices orientado por Luís Tinoco. Foi Jovem Compositor em Residência na Casa da Música no ano de 2021, tendo sido distinguido com a Recomendação “Compositores com menos de 30” na 68ª Tribuna Internacional de Compositores (ROSTRUM+) pela obra Artefacst, escrita para o Remix Ensemble.
BIOGRAFIA DO VENCEDOR DO SEGUNDO PRÉMIO 14ª EDIÇÃO DO
PRÉMIO DE COMPOSIÇÃO SPA/ANTENA2 2025

Afonso Sêrro começou por estudar piano clássico, mais
tarde estudou Jazz informalmente. É licenciado em musicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e estudou composição com Carlos Marecos, Sérgio Azevedo e Ana Seara na Escola Superior de Música de Lisboa.
Ao longo do seu percurso musical Afonso explorou a musica electrónica e rapidamente mergulhou no mundo “experimental”, o que contribuiu para mais tarde se estabelecer como teclista de vários projectos chegando a passar por diversos festivais ao longo do país.
Afonso forma o grupo de jazz Mazarin (2017), grupo que viria a ser reconhecido não só pela comunidade portuguesa de jazz mas também de hip hop. Em 2019 forma um novo projecto, Atalaia Airlines (2020), projecto que viria a ganhar muita atenção mediática.
Simultaneamente forma o projecto Yakuza, banda onde ainda hoje actua ao vivo em festivais de jazz, festivais alternativos bem como festivais de grande dimensão. Com Yakuza, Afonso publicou dois álbuns que receberam excelentes críticas.
Recentemente Afonso tem iniciado uma carreira de compositor e produtor a solo em que já terá publicado várias obras, tanto a solo como em parceria com outros artistas. No seu estúdio em Lisboa, o seu serviço tem sido requisitado para compor bandas sonoras de filmes e sonoplastias para performances.
Lisboa, 4 de Agosto de 2025


