Victorino D’Almeida recebe prémio Vida e Obra da SPA no programa «AUTORES» da TVI

O Prémio Vida e Obra da SPA atribuído anualmente pela cooperativa como forma de reconhecimento da obra de uma figura central da nossa vida vida cultural foi entregue por José Jorge Letria, presidente da SPA, ao maestro António Victorino de Almeida durante a gravação do programa “Autores” na TVI. A emissão do programa está agendada para o próximo dia 18 de Novembro na TVI 24. A entrega deste prémio deveria ter ocorrido no final de 2020 durante a gala da SPA no CCB-RTP 2, tendo ficado cancelada devido à ocorrência da pandemia.

Dialogando com o presidente da SPA e com Carlos Mendes, Victorino d’Almeida falou do início da sua actividade artística, da casa do Campo Grande, celebrada num fado com texto de José Carlos Ary dos Santos, que foi cantado por Carlos do Carmo. Falou também da sua ligação a Moledo, dos anos passados em Viena de Áustria, de momentos fundamentais da sua vida artística em Portugal e no mundo, do seu trabalho como escritor, como comunicador e como realizador de cinema. Recordou ainda o tempo em que o seu talento, ainda na infância, foi reconhecido por Luís de Freitas Branco e Vianna da Motta. No final do programa recebeu o Prémio Vida e Obra e tocou um fado composto pelo seu avô, reafirmando a importância da sua ligação à SPA, à qual continuará ligado no mandato que se iniciará em 2022, conforme anunciou José Jorge Letria.

 Este prémio já foi entregue em anos anteriores a Mário Soares, Eduardo Lourenço, António Damásio, José-Augusto França, António lobo Antunes, Álvaro Siza Vieira, Carlos Avilez e Manuel Alegre, entre outros.

Lisboa, 21 Outubro de 2021

Previous
Next
Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt