Prémio de Literatura da União Europeia 2013

Os vencedores do Prémio de Literatura da União Europeia (EUPL) 2013, que reconhece os melhores autores literários emergentes na Europa, foram anunciados na abertura da Feira do livro de Goteborg na Suécia, pela Comissária Europeia para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou.

Os vencedores deste ano são:

Isabelle Wéry (Bélgica), Faruk Šehic (Bósnia Herzegovina), Emilios
Solomou (Chipre), Kristian Bang Foss (Dinamarca), Meelis Friedenthal
(Estónia), Lidija Dimkovska (Ex- República Jugoslava da Macedónia) , Katri
Lipson (Finlândia), Marica Bodrožic; (Alemanha), Tullio Forgiarini
(Luxemburgo), Ioana Pârvulescu (Roménia), Gabriela Babnik (Eslovénia) e
Cristian Crusat (Espanha).

Para mais informações sobre os autores vencedores e as suas obras, clique aqui

“As minhas calorosas felicitações vão para todos os vencedores deste ano. O Prémio de Literatura da União Europeia capta a atenção internacional para autores fantásticos, novos ou emergentes, que provavelmente de outra forma não teriam o reconhecimento que merecem, fora dos seus países de origem. Para além de ajudar os escritores a alcançarem novos mercados, o nosso objectivo é apresentar aos leitores, uma literatura europeia nova e de grande qualidade, por forma a disponibilizar uma maior oferta. Isto também contribui, a longo prazo, para a criação de uma genuína comunidade de leitores europeia, com cerca de meio bilião de potenciais leitores. O nosso novo programa de financiamento Europa Criativa irá permitir a oferta de um maior apoio, no que diz respeito aos custos das traduções das obras e melhorar a diversidade cultural” afirmou a Comissária Vassiliou.

O Prémio EUPL é organizado pela Comissão Europeia em conjunto com a European and International Booksellers’ Federation (EIBF), European Writers’ Council (EWC), organização da qual a SPA é membro, e a Federation of European Publishers (FEP).

Lembramos que na anterior edição do EUPL, este prémio foi atribuído ao autor Afonso Cruz, com a obra a “A Boneca de Kokoschka”.

30 de Setembro de 2013

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt