GESAC elege nova direcção e analisa situação europeia

Realizou-se em Bruxelas, nos dias 13 e 14, na sede da SABAM, sociedade de autores belga, com a presença da SPA, a reunião da Direcção do GESAC( Grupo Europeu de Sociedades de Autores) e a sua assembleia geral, que contou com a presença de dezenas de sociedades.

Um dos pontos centrais desta assembleia geral foi a eleição para um mandato de dois anos da nova Direcção do GESAC, que a SPA continua a integrar na pessoa do seu presidente, José Jorge Letria, que assim realiza o seu segundo mandato na direcção desta estrutura. Integram ainda a Direcção os líderes das sociedades de autores da Grã-Bretanha, França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Hungria, Áustria e Finlândia. Continua a presidir à Direcção do GESAC Cristophe Depreter, CEO da SABAM. O presidente da SPA acumula estas funções com a presidência do Comité Europeu da CISAC.

Nestes dois intensos dias de trabalhos foram debatidas e resolvidas diversas questões internas deste grupo europeu, analisadas as relações das sociedades do continente com várias estruturas e organizações e apontados objectivos estratégicos para os próximos anos.

O CEO da PRS, sociedade de autores britânica, Robert Ashcroft, vice-presidente do GESAC, entrevistou em plenário Maria Martin-Pratt, responsável da área do Copyright na Comissão Europeia. No primeiro dia de reunião, a Direcção do GESAC debateu em pormenor numerosas questões, não excluindo uma análise detalhada da realidade europeia após as eleições para o Parlamento Europeu, que vai ser marcante também para o direito de autor a nível continental.

Lisboa, 16 de Maio de 2014

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt