Álbum “RETRATOS – 1970-2018” de Alfredo Cunha lançado na SPA com a presença do Presidente da República

O álbum de fotografia “Retratos – 1970-2018” (edição Tinta da China), do foto-jornalista Alfredo Cunha, foi lançado ao fim da tarde do passado dia 1 de Outubro, na Sala-galeria Carlos Paredes da SPA, tendo como cenário as fotografias do autor e artista ali expostas há meses como forma de homenagem a numerosas figuras centrais da sociedade e vida portuguesas.

A intervenção de abertura esteve a cargo de José Jorge Letria, presidente da SPA, instituição que apoiou materialmente esta edição aprofundando assim um acordo de colaboração com Alfredo Cunha, que disponibilizou um importante acervo da sua obra fotográfica para poder ser utilizado pela cooperativa dos autores portugueses.

Intervieram também na apresentação do livro a editora Bárbara Bulhosa, da Tinta da China, e a jornalista Ana Sousa Dias, que colaborou com textos no álbum de retratos de Alfredo Cunha.

José Jorge Letria, depois de ter destacado as qualidades profissionais, humanas e artísticas de Alfredo Cunha, recordou partes importantes do seu percurso e referiu o modo como o livro, juntando destacadas figuras nacionais de várias épocas, pode ser um instrumento poderoso no combate contra o esquecimento.

De modo informal, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, amigo de Alfredo Cunha, integrou-se na sessão, destacando depois, numa breve intervenção, as suas qualidades como fotógrafo, que o tempo muito acentuou e apurou, mostrando como ele, ultrapassada uma fase inicial de timidez, se tornou um mestre no modo como, a partir do saber olhar, constrói retratos inesquecíveis.

No final, Carlos Alberto Moniz cantou duas canções, uma baseada no poema de amor dedicado por Mário Soares a Maria Barroso e outra de homenagem ao general Humberto Delgado. Estiveram presentes numerosas personalidades da vida cultural e artística e também figuras centrais do foto-jornalismo em Portugal.

Lisboa, 2 de Outubro de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt