Cada vez mais autores aderem à SPA em busca de apoio e representatividade

A SPA congratula-se com o facto de ser cada vez elevado o número de autores de todas as disciplinas que procuram na SPA o apoio jurídico, institucional e ao trabalho de criação que reforça o seu papel na vida cultural portuguesa. A existência do Fundo Cultural que, em dois anos, representou o apoio material à concretização de mais de uma centena de projectos criativos de diversas disciplinas, desde a música à literatura e ao audiovisual, também contribuiu para o aumento que agora se regista e saúda.

Durante o ano de 2016 foram integrados na SPA como beneficiários 307 novos autores e entre Janeiro e Março de 2017 86. Os autores integrados são maioritariamente do sector musical, mas tem vindo a aumentar também o número de autores de outras disciplinas como o audiovisual e a literatura. Registe-se ainda um aumento no número de mulheres.

O apoio jurídico e assistencial é também determinante no processo de adesão dos autores à SPA, fundada em 22 de Maio de 1925 e com representação nas estruturas de direcção das principais estruturas internacionais do direito de autor, com destaque para a presidência do Comité Europeu de Direitos de Autor da CISAC, para o Grupo Europeu de Sociedades de Autores e para o o Writers and Directors Worldwide. A presença regular da SPA no espaço televisivo e radiofónico tem aumentado a atractividade da cooperativa no espaço cultural português e lusófono.

A adesão de novos autores é aprovada mensalmente em reuniões de Direcção, bem como a passagem de beneficiários a cooperadores. Os números acima mencionados representam valores excepcionais na vida da cooperativa dos autores portugueses.

Lisboa, 17 de Agosto de 2017

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt