CISAC afirma em Paris apoio a Pós-Graduação promovida pela SPA para a Lusofonia

O director-geral da CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores), Gadi Oron, manifestou ao presidente da SPA, José Jorge Letria, a total disponibilidade da instituição que dirige para apoiar a pós-graduação sobre gestão colectiva do direiro de autor que irá ser realizada em 2016 pela Universidade de Lisboa – ISCSP, com a participação de estudiosos do tema de Portugal e dos países lusófonos com os quais a SPA se encontra em fase de cooperação no âmbito do plano lusófono. Uma delegação da SPA esteve em Paris para apresentar à CISAC informações detalhadas sobre o desenvolvimento deste plano, designadamente em Angola. Gadi Oron mostrou interesse em apoiar este projecto académico assegurando que ele poderá vir a estar em articulação com outras universidades com as quais a CISAC mantém activos projectos académicos. Numa segunda etapa, a pós-graduação virá a tornar-se mestrado.

A delegação da SPA, constituída pelo Presidente e directora-geral, Paula Cunha, informou o director-geral CISAC sobre o andamento desta e de outras iniciativas tendo-o também convidado a participar num grande colóquio que irá realizar-se em Lisboa no final de Novembro deste ano. Por sua vez, Gadi Oron convidou a SPA a ficar associada ao programa comemorativo do 90º. aniversário da CISAC, em 2016. Por outro lado, Gadi Oron aceitou participar, com um texto da sua autoria, num livro sobre o futuro do Direito de Autor que a SPA está a preparar neste momento.

Durante esta reunião de trabalho, a delegação da SPA informou também a CISAC sobre o andamento do projecto relativo à cobrança de direitos conexos a partir de 2016 e sobre as expectativas relacionadas com as eleições legislativas marcadas para 4 de Outubro.

Gadi Oron informou a SPA sobre o desenvolvimento de vários projectos e manifestou a sua solidariedade e estima pelo trabalho que a cooperativa dos autores portugueses tem vindo a desenvolver para dignificar a actividade cultural e a gestão colectiva do direito de autor, apesar das carências legislativas.

Lisboa, 17 de Setembro de 2015

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt