Com o agravamento da crise em fundo GESAC realizou Assembleia em Bruxelas

Foi com o cenário da crise internacional em fundo que reuniu em Bruxelas, no passado dia 13, a assembleia geral ordinária do Grupo Europeu das Sociedades de Autores (GESAC), na qual a SPA esteve representada pelo seu presidente, José Jorge Letria, e pela directora do Departamento de Relações Internacionais, Drª Vanda Guerra.

As intervenções dos dirigentes de topo de mais de duas dezenas de sociedades de autores permitiram traçar um panorama preocupante do que irá ser a gestão colectiva do direito de autor nos próximos anos, com a Comissão Europeia a colocar, designadamente, entraves ao futuro da cópia privada.

Nesta assembleia geral em que a SPA fez ouvir a sua voz, apelando a uma intervenção cada vez mais coesa e visível dos autores europeus e das suas sociedades, foi apresentada a nova responsável pela Direcção- Geral do Direito de Autor da Comissão Europeia, a Drª Maria Martin Pratt, de Espanha, que já trabalhou com dois comissários europeus daquele país e é tida como uma jurista competente e uma pessoa aberta ao diálogo.

No final da assembleia foi aprovado por unanimidade um comunicado do GESAC enfatizando as preocupações expressas durante a reunião e exigindo o respeito dos direitos representados pelas várias sociedades.

Foi também feito um apelo aos criadores representados por estas estruturas nacionais no sentido de que se mantenham unidos em torno das sociedades, nada fazendo para as dividir ou enfraquecer, sob pena de se tornar a sua intervenção ainda mais difícil num contexto de crise aguda das economias nacionais na Europa.

Lisboa, 17 de Maio de 2011

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt