Comunidade Internacional de Autores unida no apoio à Ucrânia

São várias as organizações internacionais e sociedades de autores e artistas que têm manifestado tanto o repúdio pelas acções da Rússia, como a sua consternação e preocupação com a situação na Ucrânia.

Os comunicados partilhados pelas várias instituições, para além de expressarem a sua solidariedade, indicam também algumas acções efectivas ou programadas de ajuda à população da Ucrânia, e em particular, aos criadores ucranianos, reiterando o apelo ao envolvimento de toda a comunidade criativa, seja através de manifestos, seja por meio de doações para as contas bancárias criadas para esse efeito.

Têm-se multiplicado as acções, não só de auxílio à comunidade artística e respectivas famílias, mas igualmente de apoio aos países vizinhos que estão a acolher os refugiados e a trabalhar voluntaria e incessantemente na prestação de cuidados inadiáveis de saúde, alimentação e protecção.

Desde doações monetárias, recolha de bens, cedência de espaços para acolhimento dos refugiados, financiamento de organizações humanitárias, concertos solidários, apelo à divulgação da cultura e das obras da Ucrânia (junto das rádios e das plataformas de streaming), petições, protestos, sanções e boicotes à presença russa em vários certames internacionais (por exemplo, na Feira do Livro de Frankfurt), são inúmeras as medidas e formas de apoio.

A SPA foi uma das primeiras sociedades de autores a emitir uma declaração de solidariedade e a anunciar as medidas de apoio previstas, tendo já efectuado um donativo material entregue à Cruz Vermelha Portuguesa e colocado à disposição a casa Gião para acolhimento de refugiados.

De referir que igualmente os trabalhadores da SPA se organizaram no sentido da recolha de bens não perecíveis para doação à Associação de Ucranianos em Portugal.

Por todo o lado se multiplicam em Portugal as manifestações e acções dos autores portugueses em apoio a esta causa que a todos toca e mobiliza. Uma vez mais, a nível nacional e internacional, a comunidade de autores mostra-se forte, unida e activa na defesa dos seus membros, da liberdade, da paz e da dignidade humana.

De entre as diversas iniciativas internacionais, destacam-se as que se indicam em anexo.

Uma vez mais a comunidade de autores mostra-se forte, unida e activa na defesa dos seus membros, da liberdade, da paz e da dignidade humana.

Anexo

Lisboa, 8 de Março de 2022

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt