Contrato liga SPA à UNAC-SA e faz avançar o projecto Lusófono

A SPA assinou em Luanda, durante as reuniões do Comité Africano da CISAC que ali decorreram, um contrato de assistência técnica com a União Nacional de Artistas e Compositores, Sociedade de Autores UNAC-SA, que assegura uma percentagem a favor da SPA sobre todas as cobranças efectuadas (direitos de autor e direitos conexos), durante cinco anos, renovável por períodos idênticos. O contrato prevê igualmente um intenso intercâmbio cultural a diversos níveis entre as duas sociedades e os dois países.

A representante da SPA no Comité Africano, Dra. Paula Martins Cunha, directora-geral da SPA, foi convidada a título excepcional, a participar na reunião do Comité Executivo do Comité Africano, e foi convidada a proferir uma conferência sobre a visão estratégica da SPA para a Lusofonia, salientando as necessidades específicas de África.

Nas conclusões do Comité Africano foi sublinhada a “elevada qualidade do contributo da SPA”, também referida na intervenção do director-geral da CISAC, Gadi Oron.

A Dra. Paula Martins Cunha participou na reunião de negociação com os grandes operadores angolanos, em representação da CISAC, acompanhou o director-geral da CISAC em todas as suas deslocações em Luanda e teve ainda reuniões com a ministra da Cultura de Angola e com dirigentes de outras sociedades africanas, nomeadamente a SOMAS de Moçambique. Decorreu ainda em Luanda uma reunião com a UNAC-SA para preparar as etapas seguintes deste processo de cooperação.

Desta forma, a SPA deu um passo significativo para a concretização do seu plano de cooperação com os países lusófonos a nível da gestão colectiva do direito de autor.

Lisboa, 14 de Julho de 2015

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt