Direcção do GESAC reunida em Bruxelas com crise europeia em fundo

O presidente da SPA, José Jorge Letria, participou em Bruxelas, no passado dia 24, na reunião da Direcção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores, marcada pela grave crise política e humanitária que a Europa atravessa. Também por esse motivo, José Jorge Letria, que preside ao Comité Europeu de Autores da CISAC, apelou aos restantes oito membros da Direcção do GESAC para que, juntos, fizessem uma inadiável reflexão sobre o momento que a Europa atravessa, embora este grupo de sociedades de autores não tenha qualquer responsabilidade política ou competência para tomar decisões políticas. Referiu também que neste momento muitos são os que aguardam uma reflexão séria sobre a crise que afecta a Europa, vários dos seus países e o seu relacionamento até a nível de gestão de fronteiras e da mobilidade dos cidadãos, ninguém sabendo o que irá acontecer ao Acordo de Schengen e ao relacionamento entre vários estados. Recorde-se que a Direcção do GESAC integra sociedades de autores da Grã-Bretanha, França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal, Hungria, Áustria e Dinamarca.

Durante esta reunião foi marcada a realização do segundo encontro “Meet The Authors” para Bruxelas, em Novembro próximo, e analisado um longo estudo sobre a forma como os conteúdos culturais alimentam o “online” sem estarem protegidos por um justo eco-sistema que assegure a remuneração dos autores. Com efeito, 61% da receita gerada pela linha intermediária do “online” provêm de conteúdos culturais, o que correspondeu a 13,4 biliões de euros só no ano de 2014.

Os dirigentes presentes reafirmaram que as decisões da Comissão Europeia podem subalternizar os criadores no actual contexto económico e comunicacional.

Lisboa, 25 de Setembro de 2015

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt