Direcção do GESAC reuniu em video-conferência a partir de Bruxelas com muitas questões quanto ao futuro

Realizou-se hoje, por video-conferência, a reunião do “Board” do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (GESAC), com sede em Bruxelas e presidida por Jean-Noel Tronc, CEO da SACEM de França. José Jorge Letria participou como membro do “Board”, depois de ter sido presidente da própria organização. Numa intervenção referiu a importância e o contributo da cópia privada para o possível equilíbrio financeiro da SPA.

A intervenção de Veronique Desbrosses, secretária-geral do GESAC, permitiu fazer um balanço da situação que se vive nos países que integram o GESAC e discutir e analisar propostas vindas de Jean-Noel Tronc, designadamente as que se prendem com a cooperação entre as várias sociedades e uma que se traduz na exigência dirigida à Comissão Europeia de aceitar um amplo debate sobre as questões da cultura e do direito de autor antes do fim do ano. Sobre uma posição recente da União Europeia foi notado e criticado o facto de serem referidos os problemas do audiovisual e dos média com a inaceitável omissão das questões da cultura.

Como foi afirmado em várias intervenções, ninguém sabe como a situação vai evoluir na Europa, sendo óbvio e preocupante o agravamento da pandemia à escala global.
Os membros do “Board” ainda discutiram no final da reunião medidas a adoptar com vista à redução dos custos de funcionamento da organização. O assunto será liderado por Jean-Noel Tronc nas próximas semanas.

O presidente do GESAC apelou ao “Board” para preparar a reunião estratégica da organização marcada para 17 de Novembro. Todas as reuniões presenciais do GESAC foram canceladas até ao final do ano.

Lisboa, 29 de Setembro de 2020

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt