Dirigentes da CISAC recebidos por António Guterres numa audiência histórica para os Autores e para a Cultura

A SPA congratula-se com a forma como decorreu a audiência concedida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, aos dirigentes máximos da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC) em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas.

A audiência que durou mais de uma hora contou com a presença de Jean-Michel Jarre, presidente não executivo da CISAC, de Eric Baptiste, seu presidente excutivo, e de Gadi Oron, director-geral da confederação. Os dirigentes da CISAC destacaram a sensibilidade, a simpatia e o interesse de António Guterres pelos assuntos relacionados com a cultura e com a vida e o trabalho dos criadores. Foi a primeira vez que uma delegação da CISAC foi recebida pelo secretário-geral da ONU.

Na audiência foram transmitidas a António Guterres preocupações e objectivos da estrutura que representa cerca de quatro milhões de autores de todo o mundo. O diálogo e a partilha de informações irão manter-se.

Refira-se que a SPA contribuiu para a realização desta importante audiência porque o seu presidente, José Jorge Letria, vice-presidente do Grupo Europeu de Sociedades de Autores (GESAC), com base numa relação pessoal de confiança e amizade por António Guterres, teve ocasião de sublinhar a relevância e utilidade deste encontro, numa altura em que o direito de autor enfrenta em todo o mundo alguns dos maiores desafios e ameaças da sua história. António Guterres foi também sensível a esses argumentos e recebeu os dirigentes máximos da CISAC, que regressaram de Nova Iorque com a convicção de terem estado na presença de um político culto, muito experiente e sensível que reconhece o papel fulcral da cultura na nossa vida colectiva e na defesa dos valores fundamentais da liberdade e da cidadania. “Foi uma audiência histórica”-declararam os dirigentes da CISAC.

Lisboa, 10 de Outubro de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt