Entrega do Prémio da União Europeia para a Literatura de 2012

Os Prémio da União Europeia para a Literatura (European Union Prize for Literature – EUPL) de 2012, foram atribuídos aos melhores autores, novos ou emergentes, da UE, durante uma cerimónia de gala que teve lugar no Albert Hall. Nomeados por júris nacionais, os 12 talentos são Anna Kim (Áustria), Lada Žigo (Croácia), Laurence Plazenet (França), Viktor Horvàth (Hungria), Kevin Barry (Irlanda), Emanuele Trevi (Itália), Giedra Radvilavičiūtė (Lituânia), Gunstein Bakke (Noruega), Piotr Paziński (Polónia), Afonso Cruz (Portugal), Jana Beňová (Eslováquia) e Sara Mannheimer (Suécia). Cada um deles recebeu 5.000 € e terá prioridade na atribuição de subsídios de tradução da UE. Desde 2010, 32 dos 35 vencedores do PUEL já viram os seus livros traduzidos para até 30 línguas, o que fez disparar o interesse transfronteiriço na sua obra.

Os prémios foram apresentados por Androulla Vassiliou, Comissária responsável pela Cultura, Educação, Multilinguismo e Juventude, e Doris Pack, Presidente da Comissão de Cultura e Educação do Parlamento Europeu, na presença de outras figuras públicas das áreas da cultura, literatura e política.

A Comissária Vassiliou disse: ” Será um prazer estar com todos os vencedores deste ano na cerimónia. Geralmente, os escritores trabalham numa solidão silenciosa e esta é uma ocasião em que os podemos ver e agradecer-lhes pelo seu trabalho maravilhoso e inspirador. Espero que o Prémio aumente a visibilidade e o renome dos nossos vencedores, tanto nos seus países de origem como no exterior. Graças ao apoio da UE, conseguimos assegurar que os melhores autores emergentes da Europa conseguem ter acesso a mercados novos. Isto também é uma óptima notícia para o público que é exposto a excelentes obras às quais de outra forma poderia nunca ter acesso. O novo programa da Comissão Europeia chamado Europa Criativa (Creative Europe ) que ter início em 2014, permitir-nos-á apoiar ainda mais os escritores através do nosso financiamento para a tradução literária, em particular, e para a diversidade cultural, em geral.”

“É uma grande honra para os livreiros e para a associação que os representa, a Federação Europeia de Livreiros, estarem de novo associados ao Prémio da União Europeia para a Literatura este ano. Um ciclo novo de vencedores do EUPL começou este ano, incluindo um autor do país de onde venho, a Irlanda, que terei todo o prazer em promover na minha livraria. É com entusiasmo que vejo a variedade de talentos emergentes presentes de novo este ano, e desejo a todos os autores as maiores felicidades na sua carreira literária. Enquanto livreiro, é sempre um enorme prazer quando tenho a oportunidade de promover um talento novo na minha livraria, e espero poder fazer isto com todos os autores vencedores quando as traduções estiverem disponíveis. A diversidade cultural é um dos tesouros da Europa e temos de a valorizar. É por isso que o EUPL é tão importante”, declarou John Mc Namee, Presidente da Federação Europeia de Livreiros.

“Sem os autores, os livros deixariam de existir. É fundamental incentivar e reconhecer o trabalho dos autores emergentes. A Europa tem muita sorte em ter um conjunto de línguas e tradições que alimentam as diferentes culturas literárias em todo o continente. Quando os prémios literários promovem o melhor da literatura e as obras dos autores, também fomentam o multilinguismo e o desenvolvimento dos leitores”, afirmou Pirjo Hiidenmaa, Presidente do Conselho Europeu de Escritores.

Piotr Marciszuk, Presidente da Federação de Editores Europeus, acrescentou: “A literatura não deveria ter fronteiras, pois abre mundos novos e caminhos novos. O EUPL tem ajudado desde o início muitos autores europeus talentosos a transmitir as suas histórias aos seus parceiros europeus. Em tempo de crise, isto é mais importante do que nunca. A literatura tem o poder de atravessar muitas pontes, e o EUPL premeia a excelência neste sector. Nós precisamos disto.”

Relembramos que, o juri Português responsável pela nomeação de Afonso Cruz foi constituído pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria, pelo editor João Rodrigues e pela livreira Ana Neves (ambos representando a APEL Associação Portuguesa de Escritores e Livreiros).

Bruxelas, 22 de Novembro de 2012

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt