Espólio de Rosa Lobato de Faria doado à SPA na inauguração da sua exposição biográfica

O acordo de doação do espólio da escritora Rosa Lobato de Faria à Sociedade Portuguesa de Autores foi assinado, no passado dia 14 ao fim da tarde, no final da inauguração da exposição “Cântaro de Água Fresca: Rosa Lobato de Faria, 1932-2010”, mostra biográfica que ficará patente na Galeria Carlos Paredes, no edifício 2 da SPA, até ao final do ano.

O acordo de doação foi assinado por José Jorge Letria e João Lourenço, respectivamente presidente e vice-presidente da Direcção da SPA, e pelos filhos de Rosa Lobato de Faria, que foi cooperadora destacada desta instituição, tendo chegado a desempenhar as funções de vice-presidente da mesa da Assembleia Geral.

A exposição “Cântaro de Água Fresca” foi concebida por Vasco Rosa e faz parte de um projecto expositivo que tem uma outra parte no Casino Lisboa.

Na cerimónia usaram da palavra o presidente da SPA, que fez o elogio de Rosa Lobato de Faria, salientando o seu talento, a sua polivalência e o seu profissionalismo e assumindo, em nome da cooperativa, a responsabilidade da difusão do espólio da escritora, Vasco Rosa, que explicou os critérios que presidiram à montagem da exposição, João Sacchetti, que falou em nome da família, e ainda a Vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa, Dra. Catarina Vaz Pinto, que encerrou a cerimónia.

A exposição é constituída por uma série de painéis biográficos e por várias vitrines com livros, manuscritos, fotografas, revistas e outros materiais relacionados com a longa e profícua carreira de Rosa Lobato de Faria na televisão, nos palcos, nos livros e em todas as outras áreas de actividade em que deixou a marca do seu talento. Pretendem a família e a SPA que o espólio agora doado à cooperativa possa ficar acessível a investigadores e ao público em geral e que possa dar origem a outras iniciativas relacionadas com a divulgação do trabalho de Rosa Lobato de Faria.

O presidente da SPA elogiou vivamente a forma como os herdeiros da escritora se têm empenhado na organização do seu espólio e numa forma sistemática de o dar a conhecer a públicos de várias gerações.

Lisboa, 16 de Outubro de 2013

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt