Frank Stella eleito Presidente do CIAGP

Frank Stella, o consagrado pintor americano, foi eleito Presidente do Conselho Internacional dos Criadores de Artes Gráficas, Plásticas e Fotográficas (CIAGP), na última reunião deste órgão da CISAC, que teve lugar em Nova Iorque, Stella, que tem sido uma voz activa na defesa dos direitos dos criadores intelectuais, assumiu o cargo deixado pelo artista espanhol Andrés Nagel, que foi calorosamente elogiado pelos serviços prestados.

A SPA esteve representada nesta reunião pela Directora do Departamento de Relações Internacionais, Vanda Guerra, tendo apresentado um relatório sobre a actividade que tem vindo a desenvolver na gestão do repertório de artes plásticas, gráficas e fotográficas.

A defesa e promoção do direito de sequência estiveram, uma vez mais, no topo da ordem de trabalhos, com destaque para o apoio deste Conselho aos esforços desenvolvidos pelas sociedades americanas ARS e VAGA, tendo em vista a introdução do direito de sequência nos EUA, principal mercado de arte do mundo. Numa sociedade globalizada, o reconhecimento deste direito nos EUA permitiria reforçar este direito no espaço europeu, onde ultimamente tem vindo a ser posto em causa.

Os participantes debateram ainda o Acordo Google cuja decisão final tarda em chegar. A presente situação de impasse tem impedido a negociação de outros acordos tendo por objecto a utilização das obras AGP que não são contempladas pelos termos do Acordo Google.

Foram também apresentadas e discutidas novas formas através das quais as sociedades de artes visuais podem ajustar os seus modelos de negócio a fim de simplificar o licenciamento e reduzir os custos gerais.

Por fim, foi decidida a criação de um grupo de trabalho técnico, para dar apoio às sociedades CIAGP na implementação das Resoluções Obrigatórias da CISAC – normas aplicáveis a todas as sociedades quanto à forma de exercerem a sua actividade de gestão, sobretudo no que diz respeito à utilização de ferramentas de intercâmbio de informação.

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt