GESAC analisa votação de 12 de Setembro e Véronique Desbrosses vê trabalho reconhecido

A Direcção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (GESAC) esteve reunida no passado dia 19 em Bruxelas, como habitualmente na sede da SABAM, sociedade de autores belga.

Para além de um balanço detalhado da votação no Parlamento Europeu no dia 12, resultado histórico para o GESAC, para os autores e para a cultura, foi prestada informação sobre o impacto mediático e nas redes sociais desta votação que, como foi dito, “foi uma vitória” mas “está longe de encerrar o assunto”.

Foram depois analisados pela Direcção assuntos relacionados com as sociedades AEPI, da Grécia, SGAE, de Espanha, Musicautor, da Bulgária, e UCMR-ADA, da Roménia. Estas situações voltarão a ser analisadas e debatidas pela Direcção.

Foram feitos repetidos apelos ao reforço da unidade do GESAC que agrupa dezenas de sociedades europeias num período politicamente muito complexo que tem no horizonte as eleições para o Parlamento Europeu em 2019. Jean-Noël Tronc referiu a necessidade de se garantir a disponibilidade dos eurodeputados para votarem correctamente os assuntos da cultura em próximos escrutínios. Tudo leva a crer que a correlação de forças no Parlamento Europeu irá mudar significativamente no próximo acto eleitoral.

José Jorge Letria, vice-presidente da Direcção do GESAC juntamente com os dirigentes da SACEM de França e da PRS da Grã-Bretanha, entregou a Véronique Desbrosses, secretária-geral do GESAC, a Medalha de Honra da SPA como forma de reconhecimento pelo seu contributo para a votação de 12 de Setembro e também como forma de apreço pelo seu trabalho de longa data no GESAC.

O presidente da SPA e Jean-Noël Tronc decidiram que a reunião da estrutura Armonia decorrerá em Lisboa no dia 6 de Novembro, tendo a SPA como anfitrião.

Lisboa, 21 de Setembro de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt