Jorge Costa Pinto doa à SPA espólio documental de uma vida dedicada à música

O compositor e maestro Jorge Costa Pinto, cooperador da SPA, decidiu oferecer à cooperativa de que é associado desde 1950, o conjunto do seu vasto espólio, resultado de uma profícua vida de criação e trabalho na área musical.

A colecção, que alberga 15 caixas de material diversificado, é composta, entre outros materiais, pelas pautas de piano e partituras, pelo material produzido para a Discoteca Básica, antigo projecto do Ministério da Cultura, e por reportório bandístico e filarmónico português, área em que tem desenvolvido ampla investigação e divulgação.

Nascido em Lisboa, Jorge Costa Pinto concluiu os estudos de piano e composição e de música contemporânea, tendo frequentado a Academia dos Amadores de Música e sido aluno, entre outros, de nomes como Fernando Lopes-Graça e Jorge Peixinho. Baterista talentoso, ingressou no Berklee College of Music, em Boston, onde estudou Jazz e Arranging, tendo, mais tarde, gravado inúmeros temas de sua autoria com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Produziu e orquestrou canções para variados artistas nacionais, entre os quais, Madalena Iglésias que recentemente nos deixou. Orquestrou e dirigiu a orquestra na canção “Ele e Ela”, vencedora do Festival RTP. É Realizador e apresentador, desde 2006, do programa “Coreto”, na RTP – Rádio Clássica/Antena 2, que divulga e dá a conhecer ao público o trabalho essencial das bandas filarmónicas portuguesas e de boa parte da filarmonia internacional.

O presidente da SPA e os restantes membros da Administração agradecem ao maestro Jorge Costa Pinto, distinguido com a Medalha de Honra da SPA em 2005, este acto de generosidade para com a cooperativa que representa os autores.

O espólio fica agora devidamente protegido num espaço da SPA, estando mais tarde disponível para consulta ou análise e pesquisa.

Lisboa, 24 de Janeiro de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt