SPA e ABRAMUS propõem criação de Confederação Lusófona de Sociedades de Autores e manifesto sobre a Lusofonia

O presidente da SPA, José Jorge Letria, e o líder da Abramus, do Brasil, Roberto de Mello, tiveram uma reunião de trabalho em Lisboa em que analisaram detalhadamente a situação do direito de autor na Europa e na América e também as acções desenvolvidas pela CISAC, com sede em Paris, e pelo GESAC, com sede em Bruxelas, manifestando algumas preocupações com aspectos que deverão ser corrigidos nos próximos meses. O facto de o presidente da SPA presidir ao Comité Europeu de Sociedades de Autores da CISAC e de Roberto de Mello ser vice-presidente do comité Latino-Americano favoreceu este debate.

Desta reunião resultou a ideia de se vir a criar em breve uma Confederação Lusófona de Sociedades de Autores, projecto que será apresentado muito brevemente às restantes sociedades lusófonas e que deverá ser formalizado na assembleia geral mundial da CISAC em Varsóvia, no próximo mês de Junho. Nasceu também a ideia de se elaborar um manifesto sobre a evolução do projecto lusófono, que envolve todas as sociedades de países de língua portuguesa e ainda Macau, onde passará a haver um mês dedicado à lusofonia, que a SPA acompanhará de perto e com projectos concretos de cooperação.

Ambos os dirigentes sublinharam a importância e o alcance estratégico deste projecto que fortalece o espaço lusófono dentro da CISAC e no mundo e que deverá ter também o apoio e o apreço da OMPI, com quem a SPA tem vindo a colaborar e a dialogar regularmente por haver muitos pontos de convergência.

Lisboa, 22 de Janeiro de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt